Da colonialidade à decolonialidade: delineando possibilidades para a transformação das relações étnico-raciais e de gênero por meio dos saberes escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58400Palavras-chave:
Pedagogia decolonial, Política educacional, Relações étnico-raciais, Relações de gêneroResumo
O artigo visa problematizar a eurocentrização dos saberes escolares, a partir da contextualização da colonialidade como padrão de poder instituído pela modernidade. Pretende-se apresentar algumas contribuições da pedagogia decolonial para a positivação das relações étnico-raciais e de gênero no ambiente escolar, para além da racionalidade eurocêntrica que lhes é imposta pelo poder hegemônico. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica, objetiva-se evidenciar que, embora a sociedade capitalista moderna/colonial esteja permeada pelas contradições entre o estabelecimento de políticas públicas e educacionais e as dificuldades para aplicabilidade das mesmas, os saberes decoloniais e as possíveis confluências se aproximam do propósito político e pedagógico de edificação de uma educação efetivamente democrática.
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