Política de acesso, acessibilidade e inclusão educacional da pessoa com deficiência: revisão integrativa

Maiara Suelen Mazera, Dulcinéia Ghizoni Schneider, Maria Itayra Padilha

Resumo


Objetivo: conhecer os aspectos abordados pela produção científica em relação à temática da inclusão da pessoa com deficiência nas instituições de ensino. Método: revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medical Literature and Retrivial Sistem on Line, Web of science, SCOPUS e Directory of Open Access Journals. Recorte da busca de 2015 a 2019. Resultados: foram analisados vinte e um artigos. As publicações apresentaram temáticas relacionadas à Políticas de acesso, cotas e currículos e Barreiras e facilitadores da inclusão na educação. Considerações finais: os aspectos abordados pela produção científica evidenciaram que entraves são transversais à vivência dos estudantes em suas experiências acadêmicas. Lacunas curriculares, estereotipação do corpo, crenças, falta de capacitação do corpo docente cerca-nos de evidências de que mais do que quebra de paradigmas diante da pessoa com deficiência, é preciso que existam avanços nas práticas políticas para que barreiras como preconceito, discriminação e segregação não definam as relações humanas.

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Palavras-chave


Educação; Inclusão Educacional; Política Pública; Política de Educação Superior; Políticas Públicas de não Discriminação



DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.55486