Enfermeiras Militares: Papéis Desempenhados de 1980 a 1997 [Military nurses: roles from 1980 to 1997]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.9686Palavras-chave:
Enfermagem, cuidados de enfermagem, mulheres, enfermagem militar [Nursing, nursing care, women, military nursing] [Enfermería, cuidados de enfermería, mujeres, enfermería militar]Resumo
Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem sócio-histórica, com objetivo de identificar os papéis desempenhados pelas enfermeiras do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM) do Brasil, no período de 1980 a 1997. O marco conceitual orienta-se pelas ideias de feministas como Simone de Beauvoir e Joan Scott, acerca de conceitos de gênero, igualdade, hierarquia e relações de poder. Para a coleta de dados foi utilizada a história oral temática, por meio de entrevista semiestruturada, com oito enfermeiras que atuaram no CAFRM naquelas décadas. O período de coleta dos dados foi em fevereiro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que a Marinha do Brasil proporcionou conhecimento e crescimento profissional a essas enfermeiras, os quais foram desenvolvidos em diversos locais, além de uma identidade militar construída ao longo da carreira.
ABSTRACT
This socio-historical, qualitative study aimed to identify the roles played by nurses in Brazil’s Women’s Auxiliary Navy Reserve Corps (CAFRM) from 1980 to 1997. The conceptual framework of this study is guided by the ideas of feminists including Simone de Beauvoir and Joan Scott as regards the concepts of gender, equality, hierarchy and power relations. Data were collected in February 2012 in Rio de Janeiro using the thematic oral history technique through semi-structured interviews of eight nurses who belonged to the CAFRM during the study period. The results showed that the Brazilian Navy provided the nurses with knowledge and professional developement, which were imparted at various different locations, in addition to a military identity built up over their career.
RESUMEN
Se trata de un estudio cualitativo, con enfoque socio-histórico, cuyo objetivo es identificar los papeles desempeñados por las enfermeras del Cuerpo Auxiliar Femenino de la Reserva de la Marina (CAFRM) de Brasil, durante el período de 1980 a 1997. El marco conceptual se orienta por las ideas de feministas como Simone de Beauvoir y Joan Scott, acerca de conceptos de género, igualdad, jerarquía y relaciones de poder. Para la recolección de los datos fue utilizada la historia oral temática, por medio de entrevista semiestructurada, junto a 08 enfermeras que trabajaron en el CAFRM en aquellas décadas. El período de recolección de los datos fue en febrero de 2012, en la ciudad de Río de Janeiro. Los resultados indican que la Marina de Brasil les proporcionó a las enfermeras del CAFRM conocimiento y crecimiento profesional desarrollado en diversos locales, y también una identidad militar construida a lo largo de la carrera.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.9686
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).