[EM EDIÇÃO] Histórias de gestação e maternidade de mulheres com deficiência física
Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde da Mulher, Maternidade, Vulnerabilidade em Saúde, Pessoa com DeficiênciaResumo
Objetivo: analisar a história de vida de mulheres com deficiência física que vivenciaram a gestação e a maternidade. Método: estudo qualitativo com abordagem histórico-social, realizado pela técnica de história oral de vida. Foram entrevistadas 15 mulheres com deficiência física. Realizada a análise de conteúdo temática com auxílio do software Atlas.ti®, à luz do marco conceitual da vulnerabilidade. Resultados: a deficiência de cada mulher, possibilita compreender os obstáculos enfrentados pela acessibilidade, pela imagem e identidade, pela vulnerabilidade no período gravídico-puerperal. Isto reforça a importância da atenção à saúde, valorizando o direito de exercer a gestação e maternidade com segurança e inclusão. Conclusão: a vulnerabilidade foi retratada em diferentes momentos da vida das mulheres com deficiência física, sendo semelhantes entre elas e ao mesmo tempo muito particulares para cada uma. A história de vida dessas mulheres reflete seu modo de enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade e pela condição física.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Nicácio Vieira, Maria Itayra Padilha, Roberta Costa, Laís Antunes Wilhelm, Manuela Beatriz Velho, Isadora Ferrante Boscoli de Oliveira Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



