A formação e a (re)construção da identidade profissional de enfermeiros (anos de 1970) [Nurses’ training and the (re)construction of their professional identity (1970s)] [La formación y la (re)construcción de la identidad profesional de enfermeros (años de 1970)]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.20054Palavras-chave:
Enfermagem, formação, identidade, história da enfermagem.Resumo
Objetivo: analisar a contribuição da formação em enfermagem para a (re)construção da identidade profissional de enfermeiros e sua expressão pós-ingresso no mercado de trabalho. Método: estudo qualitativo com abordagem socio-histórica, realizado entre setembro de 2013 a maio de 2014, que utilizou a história oral, em entrevistas com dezesseis egressos e quatro docentes do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: ma análise de conteúdo constatou-se a importância da formação na construção da identidade profissional de enfermeiros, mas que estes também contribuíram para o reconhecimento da profissão. Reconhecendo-se, nesta dialética, que os processos de socializações, ao mesmo tempo em que influenciam a construção de identidades dos sujeitos são por eles reestruturados. Conclusão: evidenciou-se a ação educativa dos docentes, não só como mediadores da aprendizagem, mas por promoverem também o reconhecimento social e contribuírem à constituição da identidade profissional desses egressos.
ABSTRACT
Objective: to examine the contribution of nursing education to (re)constructing nurses’ professional identity and its expression after their admission to the labor market. Method: this qualitative, socio-historical study was conducted between September 2013 and May 2014, using oral history in interviews of sixteen graduates and four professors of the Nursing and Obstetrics course at Rio Grande do Norte Federal University. Results: content analysis showed the importance of training in the construction of nurses’ professional identity, but the nurses themselves also contributed to gaining recognition for the profession. It was recognized that, in this dialectic, socialization processes both influence the construction of subjects’ identities and are restructured by them. Conclusion: evidence was found of the educational action of teachers, not only as mediators of learning, but also by their fostering social recognition and helping constitute the professional identity of these alumni.
RESUMEN:
Objetivo: analizar la contribución de la formación en enfermería a la (re)construcción de la identidad profesional de enfermeros y su expresión post-ingreso en el mercado de trabajo. Método: estudio cualitativo con enfoque socio-histórico, realizado entre septiembre de 2013 y mayo de 2014, que utilizó la historia oral, en entrevistas junto a dieciséis egresados y cuatro profesores del curso de Enfermería y Obstetricia de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte. Resultados: en el análisis de contenido se constató la importancia de la formación en la construcción de la identidad profesional de enfermeros, pero que éstos también contribuyeron para el reconocimiento de la profesión. Reconociendo, en esta dialéctica, que los procesos de socializaciones, al mismo tiempo que influyen en la construcción de identidades de los sujetos, son reestructurados por ellos. Conclusión: se evidenció la acción educativa de los profesores, no sólo como mediadores del aprendizaje, sino por promover el reconocimiento social y contribuir a la constitución de la identidad profesional de esos egresados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).