Coordenação da atenção primária: limites e possibilidades para a integração do cuidado [Coordination of primary care: limits and possibilities for integration of care] [Coordinación de la atención primaria: límites y posibilidades para la integración del cuidado]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.42655

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Estratégia saúde da família, Avaliação em saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: avaliar o atributo coordenação do cuidado na atenção primária à saúde na perspectiva de profissionais de equipes de saúde da família. Método: estudo seccional realizado com 349 profissionais de equipes saúde da família da área programática 3.1, por meio da aplicação do questionário Primary Care Assessment Tool. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Resultados: o atributo coordenação do cuidado teve uma boa avaliação (escore 7,1), estando acima do ponto de corte esperado, 6,6. Observou-se um desconhecimento do fluxo dos usuários nos serviços especializados da rede de atenção à saúde (escore=6,2) e uma deficiência no sistema de referência e contrareferência (escore=4,6). Conclusão: evidenciou-se a necessidade da comunicação entre os profissionais da rede de atenção à saúde, a fim de melhorar o sistema de referência e contrareferência e possibilitar a integração dos cuidados prestados à população.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the care coordination attribute of primary health care from the perspective of family health team personnel. Method: this cross-sectional study was carried out with 349 family health team professionals from program area 3.1, using the Primary Care Assessment Tool questionnaire. The study was approved by the Rio de Janeiro Municipal Health Secretariat research ethics committee. Results: the care coordination attribute was favorably assessed (scoring 7.1), above the expected cutoff point of 6.6. Knowledge of user flows in specialized services of the health care network was lacking (scoring 6.2), and the referral and counter-referral system was deficient (scoring 4.6). Conclusion: there was a need for communication among health care professionals in order to improve the referral and counter-referral system, and make it possible to integrate care provided to the population.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el atributo de coordinación del cuidado en la atención primaria de salud desde la perspectiva de los profesionales de equipos de salud familiar. Método: estudio seccional realizado junto a 349 profesionales de equipos de salud familiar del área del programa 3.1, a través de la aplicación del cuestionario Primary Care Assessment Tool. Estudio aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Secretaría Municipal de Salud de Río de Janeiro. Resultados: el atributo de coordinación del cuidado obtuvo una buena evaluación (puntaje 7.1), por encima del punto de corte esperado, 6.6. Se observó una falta de conocimiento sobre el flujo de usuarios en los servicios especializados de la red de atención a la salud (puntaje = 6.2) y una deficiencia en el sistema de referencia y contrarreferencia (puntaje = 4.6). Conclusión: se puso en evidencia la necesidad de comunicación entre los profesionales de la red de atención a la salud, para mejorar el sistema de referencia y contrarreferencia y permitir la integración de la atención brindada a la población.

Biografia do Autor

Tatiana Monteiro da Paixão, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestranda em Enfermagem em Saúde Coletiva na Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ (2018-Atual); Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família pela Organização Social Viva Rio/ Prefeitura (2016-Atual); Pós graduada em Saúde da Família pela Universidade Cândido Mendes (2017-2017); Pós graduada em Enfermagem em Oncologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016-2017); Enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Pró Cardíaco (2015-2016); Certificação de Dignidade Acadêmica grau Cum Laude (2017); Graduada no curso de Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2011-2015); Integrante voluntária do grupo de Consulta de Enfermagem desenvolvido no Hospital Escola São Francisco de Assis (2013-2015); Integrante do projeto de reabilitação do assoalho pélvico desenvolvido pelo Hospital Escola São Francisco de Assis em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery (2013-2015); Integrante voluntária do projeto de pesquisa sobre qualidade de vida no trabalho de docentes da Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery (2014-2015); Acadêmica Bolsista no Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (2014-2015); Integrante do projeto de extensão "Álcool e Trânsito: Educação em saúde", da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2015).

Ana Inês Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira, Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual é docente desde 1988. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (1988-1989), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutora em Ciências (Saúde da Mulher e da Criança) pelo Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (2001). Atua no ensino de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva (NUPENSC) desde a sua criação em 2000, atuando como Líder do Grupo de julho de 2011 a setembro de 2017. Na gestão universitária ocupou os cargos de Chefe do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (1986-1988); Coordenadora de Extensão da EEAN (1988-1989) e a partir de 1999 passou a integrar a equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, ocupando o cargo de Diretora da Divisão de Programas e Projetos (até 2006), Superintendente Acadêmica de Extensão de 2006 até dezembro de 2018 (atual Superintendência de Formação Acadêmica de Extensão) e Assessora Especial de 17/12/2018 a 11/04/2019. Representando a UFRJ tem participado do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) desde 1999, atuando nas seguintes funções ou em comissões e grupos de trabalho: Secretária Executiva nas gestões mai/2001-mai/2002, mai/2002-mai/2003, mai/2003-mai/2004, mai/2004-mai/2005, mai/2005-mai/2006; Membro da Comissão Especial de Acompanhamento da implementação do Sistema de Dados e Informações de Extensão ? SIEXBRASIL, de junho de 2003 a maio de 2006; Membro da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão Universitária (CPAE), de 2001 a 2014 e coordenadora desde maio de 2017 até a presente data; Coordenadora do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação, 2015 a 2017; Secretária Geral na gestão 2018-2019. Conselheira Titular do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES/RJ), representando as Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro, no período de novembro de 1999 a maio de 2004 e Conselheira Suplente de maio de 2004 a 2008. É avaliadora institucional cadastrada no Banco de Avaliadores do SINAES (Basis). Sócia da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) desde 1986, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 1989 e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) desde 2002. 

Maria Helena do Nascimento Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1989), Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (1996), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Estágio Pós-Doutoral na Università degli Studi de Milano-Bicocca, Itália (2010). De 2014 a 2017 atuou como Assessora da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2018 concluiu Pós-Doutorado em Enfermagem na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora. Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva. 

Sheila Nascimento Pereira de Farias, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado III da Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, saúde do trabalhador, Qualidade de Vida e Direito.Possui proficiência de idioma Francês. Coordena a comissão científica da ANENT-RJ, Especialista em enfermagem do trabalho. Líder do grupo de pesquisa no CNPq-NUPENSC Integra o Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e o Núcleo de Pesquisa em Saúde do trabalhador, na Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Participa da coordenação da Especialização em Enfermagem do Trabalho da Escola de Enfermagem Anna Nery.

Publicado

01.10.2019

Como Citar

Paixão, T. M. da, Sousa, A. I., Souza, M. H. do N., & Farias, S. N. P. de. (2019). Coordenação da atenção primária: limites e possibilidades para a integração do cuidado [Coordination of primary care: limits and possibilities for integration of care] [Coordinación de la atención primaria: límites y posibilidades para la integración del cuidado]. Revista Enfermagem UERJ, 27, e42655. https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.42655

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa