Avaliação da integralidade na atenção primária à saúde da criança na perspectiva dos cuidadores [Assessment of comprehensiveness in children’s primary health care as seen by caregivers] [Evaluación de la integralidad en la atención primaria de salud infantil según la perspectiva de los cuidadores]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.52548

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Integralidade em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Avaliação em saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar, sob a ótica do cuidador, o atributo da integralidade na atenção primária à saúde da criança no município de Porto Velho, Brasil. Método: estudo avaliativo, transversal realizado com 420 cuidadores de crianças atendidas em um hospital infantil em 2017. Utilizou-se o Primary Care Assessment Tool Brasil - versão criança e os dados foram analisados pelo software Statistic 13.0. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: na avaliação das dimensões do atributo integralidade, o escore médio dos serviços disponíveis (4,67) e dos serviços prestados (5,26) à criança mostrou baixa orientação para a atenção primária à saúde, principalmente no que tange às orientações recebidas pelos profissionais, sobre crescimento, segurança, benefícios sociais, problemas visuais e de comportamento da criança. Conclusão: o atributo integralidade na saúde da criança está presente, porém de forma fragmentada, necessitando que os serviços revejam as prioridades nos cuidados à criança junto ao familiar/cuidador.

ABSTRACT

Objective: to assess, from the caregiver’s perspective, the comprehensiveness of children’s primary health care in Porto Velho, Brazil. Method: in this evaluative, cross-sectional study of 420 caregivers at a children's hospital in 2017, the Primary Care Assessment Tool Brazil – children’s version was used and data were analyzed using Statistic 13.0 software. The research was approved by a research ethics committee. Results: in evaluation of dimensions of comprehensiveness, children’s services available scored an average of 4.67 and services provided, 5.26, showing poor orientation towards primary health care, particularly as regards the guidance received by health personnel on children’s growth, safety, social benefits, eyesight and behavioral problems. Conclusion: comprehensive child health care is present, although fragmented, requiring that services review child care priorities with family members/caregivers.

RESUMEN

Objetivo: evaluar, desde la perspectiva del cuidador, la integralidad de la atención primaria de salud infantil en Porto Velho, Brasil. Método: en este estudio evaluativo, transversal de 420 cuidadores en un hospital infantil en 2017, se utilizó la Herramienta de Evaluación de Atención Primaria Brasil - versión infantil y los datos se analizaron mediante el software Estadística 13.0. La investigación fue aprobada por un comité de ética en investigación. Resultados: en la evaluación de las dimensiones de integralidad, los servicios disponibles para la infancia obtuvieron un promedio de 4,67 y los servicios prestados, 5,26, mostrando una mala orientación hacia la atención primaria de salud, particularmente en lo que respecta a la orientación que recibe el personal de salud sobre el crecimiento, la seguridad, los beneficios sociales, la vista del niño y problemas de comportamiento. Conclusión: la atención integral de la salud infantil está presente, aunque fragmentada, lo que requiere que los servicios revisen las prioridades del cuidado infantil con los miembros de la familia / cuidadores.

Biografia do Autor

Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, Universidade Federal de Rondônia.

Professora (Doutora)adjunta no curso de enfermagem da Universidade Federal de Rondônia.

Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva-CEPESCO

Atua na área de saúde da criança, educação popular, saúde sexual e reprodutiva

Maria Helena do Nascimento Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora (Doutora) Associada. Escola de Enfermagem Anna Nery -  Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva

Atua nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da família, saúde coletiva, epidemiologia, aleitamento materno, rede social e enfermagem comunitária.

Daniela Ferreira Borba Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal de Rondônia

Aluna do curso de doutorado interinstitucional em enfermagem entre a Escola de Enfermagem Anna Nery-EEAN/UFRJ e a Universidade Federal de Rondônia.

Membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva

Professora (Mestre) assistente no curso de enfermagem da Universidade Federal de Rondônia.

Membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva-CEPESCO

Nathalia Halax Orfao, Universidade Federal de Rondônia

Professora (Doutora) Adjunta do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia

Líder do Grupo de Estudos em Tuberculose (GET)

Atua nas áreas de Doenças Infecto-Contagiosa, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Avaliação dos Serviços de Saúde e Sistema de Informação em Saúde.

Vanessa Ales Mendes, Universidade Federal de Rondônia

Professora (Mestre) assistente no curso de enfermagem da Universidade Federal de Rondônia

Membro do Grupo de pesquisa do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer e Laboratório de Cuidados a Saúde da Universidade Federal de Rondônia.

Jéssica Cunha Alves, Universidade Federal de Rondônia

Aluna do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Rondônia

Publicado

16.11.2020

Como Citar

1.
Freitas JLG, Souza MH do N, Cavalcante DFB, Orfao NH, Mendes VA, Alves JC. Avaliação da integralidade na atenção primária à saúde da criança na perspectiva dos cuidadores [Assessment of comprehensiveness in children’s primary health care as seen by caregivers] [Evaluación de la integralidad en la atención primaria de salud infantil según la perspectiva de los cuidadores]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 16º de novembro de 2020 [citado 11º de dezembro de 2024];28:e52548. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/52548

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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