Desempenho dos serviços de saúde na atenção à tuberculose na estratégia de saúde da família [Health service performance in tuberculosis care in the Family Health Strategy] [Rendimiento de los servicios de salud en la atención a la tuberculosis en la estrategia de salud de la familia]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.31643Palavras-chave:
Enfermagem, Tuberculose, Gestão em saúde, Saúde da famíliaResumo
Objetivo: avaliar o desempenho dos serviços de saúde na atenção à tuberculose, na percepção das equipes da estratégia saúde da família. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado com 210 profissionais das equipes da estratégia de saúde da família de uma área de planejamento do Rio de Janeiro. Foi aplicado o questionário PCATool – tuberculose, no período de agosto a novembro de 2015. Os dados foram tratados e analisados, no programa epi info versão 7.1.5. Projeto aprovado no comitê de ética em pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Secretaria Municipal de Saúde. Resultados: observou-se que para o diagnóstico de tuberculose o desempenho das unidades foi razoável e para o tratamento o resultado foi satisfatório. Conclusão: o desempenho dos serviços de saúde apresenta fragilidades e atende parcialmente a clientela.
ABSTRACT
Objective: to evaluate health service performance in tuberculosis care as perceived by family health strategy teams. Methods: in this quantitative, cross-sectional study, the PCATool-tuberculosis was applied between August and November 2015, to 210 professionals from family health strategy teams in a planning area in Rio de Janeiro. Data were processed and analyzed using Epi Info software, version 7.1.5. The project was approved by the research ethics committees of the Anna Nery School of Nursing and Municipal Health Secretariat. Results: the units’ performance was observed to be reasonable in tuberculosis diagnosis, and satisfactory in treatment. Conclusion: health service performance displays weaknesses and meets client needs partially.
RESUMEN
Objetivo: evaluar el rendimiento de los servicios de salud en la atención a la tuberculosis, bajo la percepción de los equipos de la estrategia de salud de la familia. Método: estudio transversal de abordaje cuantitativo, realizado junto a 210 profesionales de los equipos de la estrategia de salud de la familia de un área de planificación de Río de Janeiro. Fue aplicado el cuestionario PCATool –tuberculosis, en el periodo de agosto a noviembre de 2015. Los dados fueron tratados y analizados en el programa epi info versión 7.1.5. Proyecto aprobado en el comité de ética en investigación de la Escuela de Enfermaría Anna Nery y de la Secretaría Municipal de Salud. Resultados: se verificó que, para el diagnóstico de tuberculosis, el rendimiento de las unidades fue adecuado y, para el tratamiento de los resultados, fue satisfactorio. Conclusión: el rendimiento de los servicios de salud presenta fragilidades y atiende parcialmente la clientela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).