Avaliação da acessibilidade aos serviços de atenção primária à saúde na perspectiva dos profissionais [Evaluation of accessibility to Primary Health Care services in the view perspective of health personnel] [Evaluación de la accesibilidad a los servicios de Atención Primaria de Salud desde la perspectiva de los profissionales]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.47069Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Acesso aos Serviços de Saúde, Enfermagem.Resumo
Objetivo: avaliar, sob a ótica do profissional, a acessibilidade à atenção primária à saúde pela população coberta pela Estratégia Saúde da Família no município do Rio Janeiro, Brasil. Método: estudo transversal realizado com 349 profissionais de equipes de saúde da família. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário Primary Care Assessment Tool PCATool. Resultados: o indicador de acessibilidade não foi bem avaliado. O período de funcionamento da unidade, a não disponibilidade de profissional para dar orientações por telefone ou para prestar assistência quando o serviço está fechado e o tempo de espera para o usuário ser atendido, foram relatados como insuficientes. Conclusão: tais resultados mostram as fragilidades na rede de atenção primária à saúde no que tange a garantia do acesso da população aos serviços e a possibilidade dos profissionais da Estratégia Saúde da Família prestarem um cuidado integral e resolutivo.
ABSTRACT
Objective: to assess the accessibility of Primary Health Care to the population covered by the Family Health Strategy in the city of Rio de Janeiro, Brazil, in the view of the health personnel involved. Method: this cross-sectional study was conducted with 349 family health team members. Data was collected using the Primary Care Assessment Tool (PCATool) questionnaire. Results: performance, as evaluated by the accessibility indicator, was not good. Unit uptime, staff availability to provide telephone guidance or assistance when the service was closed, and user waiting times were all reported to be unsatisfactory. Conclusion: these results show where the primary health care system is weak in guaranteeing the public’s access to services and enabling Family Health Strategy personnel to provide effective, comprehensive care.
RESUMEN
Objetivo: evaluar la accesibilidad de la Atención Primaria de Salud a la población cubierta por la Estrategia de Salud de la Familia en la ciudad de Río de Janeiro, Brasil, a la vista del personal de salud involucrado. Método: este estudio transversal se realizó con 349 integrantes del equipo de salud familiar. Los datos se recopilaron mediante el cuestionario de la herramienta de evaluación de atención primaria (PCATool). Resultados: el desempeño, evaluado por el indicador de accesibilidad, no fue bueno. Se informó que el tiempo de actividad de la unidad, la disponibilidad del personal para brindar orientación o asistencia telefónica cuando el servicio estaba cerrado y los tiempos de espera de los usuarios no eran satisfactorios. Conclusión: estos resultados muestran dónde el sistema de atención primaria de salud es débil para garantizar el acceso del público a los servicios y permitir que el personal de la Estrategia de Salud de la Familia brinde una atención integral y eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).