UM EXEMPLO DE PESQUISA-AÇÃO NA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lidiane Benites Campos Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, PPGEduCiMat da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, docente na Marinha do Brasil.
  • Claudio Maia Porto Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Titular do Departamento de Física da UFFRJ e Professor do PPGEduCiMat
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz Doutor em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor Associado do Departamento de Física da UFFRJ e Professor do PPGEduCiMat
  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Natureza do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, PPGEB – UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46043

Palavras-chave:

Ensino de Física, Física Moderna, Pesquisa-ação, abordagem CTS, Energia Nuclear.

Resumo

Este trabalho apresenta um exemplo de inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no ensino de Física da Educação Básica. A partir de uma abordagem CTS, que acentua o caráter significativo do conhecimento, evidenciando suas relações com os vários aspectos da organização social, e da metodologia da Pesquisa-ação, foi elaborada uma sequência didática a respeito do tema “Energia Nuclear”, na verdade como subtema do tópico mais amplo dos processos de geração de energia elétrica. Apresentamos os elementos essenciais da sequência e os resultados de sua aplicação em uma turma do 2a ano do Ensino Médio de um colégio público estadual, localizado no município de Angra dos Reis, RJ, valendo-nos do fato de que lá se situam as usinas nucleares brasileiras, reforçando assim o caráter contextualizador da abordagem.

Biografia do Autor

Lidiane Benites Campos, Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, PPGEduCiMat da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, docente na Marinha do Brasil.

Professora na Marinha do Brasil, Mestrado Profissional concluído no PPGEduCiMat da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, formada em Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Claudio Maia Porto, Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Titular do Departamento de Física da UFFRJ e Professor do PPGEduCiMat

Possui graduação em Bachalelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Invariância de Gauge, Fermions Exóticos, Majorana, Neutrinos, Modelos Eletrofracos Estendidos. 

Frederico Alan de Oliveira Cruz, Doutor em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor Associado do Departamento de Física da UFFRJ e Professor do PPGEduCiMat

Licenciado em Física e Doutor em Ciências, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor (Associado I) e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Natureza do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, PPGEB – UERJ.

Possui graduação em Física, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Fez pós-doutorado em Física, na área de Teoria Quântica de Campos, na modalidade de fixação de recém-doutor,  na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997-1999) e pós-doutorado no Centro Brasileiro de  Pesquisas Físicas (1999-2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Dedicação Exclusiva, atuando na Educação Básica e na Educação Superior. Tem experiência acadêmica na área de Física , com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos,  atuando, principalmente, nas seguintes  linhas de pesquisa: Teoria Supersimétrica de Chern-Simon-Kalb-Ramon, Cordas Cósmicas, Teorias com Derivadas de Ordem Superior, Quantização Simplética e Supersimetria. Ingressou como professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005, sendo lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. A partir do ano de 2006 passou a atuar também nas áreas de História da Ciência e Ensino de Física com ênfase, principalmente, nas linhas de História da Física e Formação de Professores. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica e, a partir de maio de 2017, passa a Coordenar o Programa.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Campos, L. B., Porto, C. M., Cruz, F. A. de O., & Porto, M. B. D. da S. M. (2020). UM EXEMPLO DE PESQUISA-AÇÃO NA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 9(21), 134–155. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46043

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE