UM EXEMPLO DE PESQUISA-AÇÃO NA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

Lidiane Benites Campos, Claudio Maia Porto, Frederico Alan de Oliveira Cruz, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto

Resumo


Este trabalho apresenta um exemplo de inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no ensino de Física da Educação Básica. A partir de uma abordagem CTS, que acentua o caráter significativo do conhecimento, evidenciando suas relações com os vários aspectos da organização social, e da metodologia da Pesquisa-ação, foi elaborada uma sequência didática a respeito do tema “Energia Nuclear”, na verdade como subtema do tópico mais amplo dos processos de geração de energia elétrica. Apresentamos os elementos essenciais da sequência e os resultados de sua aplicação em uma turma do 2a ano do Ensino Médio de um colégio público estadual, localizado no município de Angra dos Reis, RJ, valendo-nos do fato de que lá se situam as usinas nucleares brasileiras, reforçando assim o caráter contextualizador da abordagem.


Palavras-chave


Ensino de Física; Física Moderna; Pesquisa-ação; abordagem CTS; Energia Nuclear.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46043


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: