PROPOSTA DE ABORDAGEM TEMÁTICA COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Lidiane Benites Campos
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz
  • Claudio Maia Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26620

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26620

Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física segundo a abordagem CTS. Seguindo a filosofia de contextualização inerente à concepção, construímos uma proposta voltada para a comunidade escolar do município de Angra dos Reis, explorando, para tanto, o tema da produção de energia elétrica, em suas várias modalidades, mas dando especial ênfase à energia nuclear, tendo em vista a localização na região de três usinas nucleares. Mostramos que essa escolha é absolutamente conforme as diretrizes da corrente CTS, constituindo tema de enorme significação para o público a que se destina a proposta. Apresentamos, então, com detalhes, a proposta de uma sequência didática, dividida em quatorze aulas, sugerindo um conjunto de atividades, adequadas à concepção em tela, a serem realizadas ao longo do período.

 

Recebido em: 20/10/2016 | Aceito em: 05/12/2016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

CAMPOS, Lidiane Benites; CRUZ, Frederico Alan de Oliveira; PORTO, Claudio Maia. PROPOSTA DE ABORDAGEM TEMÁTICA COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 46–66, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26620. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/26620. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)