ORIENTAÇÃO ESPACIAL E RENDIMENTO ESCOLAR

Autores

  • Matheus Ramos da Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ Instituto de Educação Física e Desportos- IEFD Discente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ
  • José Antonio Vianna Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ http://orcid.org/0000-0003-3630-3321

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.44271

Palavras-chave:

Orientação espacial, Desempenho escolar, Desenvolvimento motor, Atividade física

Resumo

O estudo se propõe a identificar a orientação espacial direita-esquerda (OE) de alunos no primeiro segmento do ensino fundamental de uma escola publica situada em uma favela do Rio de Janeiro e verificar as possíveis associações entre a OE, a idade cronológica e a idade escolar dos investigados. Foram submetidos ao piaget-head 164 sujeitos entre 6 e 13 anos de idade (m = 9,7) - 92 do sexo masculino e 72 do sexo feminino - 93,9% dos sujeitos apresentaram orientação espacial inferior à idade cronológica. O desempenho motor deficiente parece ter colaborado para dificuldades de aprendizagem e o baixo rendimento escolar.

Biografia do Autor

Matheus Ramos da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ Instituto de Educação Física e Desportos- IEFD Discente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Membro do LaBiCoM- Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor

José Antonio Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica- PPGEB CAp- UERJ

Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Instituto de Educação Física e Desportos - DESCOCoordenador do Laboratório LLUTASDocente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Cruz, M. R. da, & Vianna, J. A. (2021). ORIENTAÇÃO ESPACIAL E RENDIMENTO ESCOLAR. E-Mosaicos, 10(23), 183–198. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.44271

Edição

Seção

ARTIGOS