O MOODLE COMO SUPORTE PARA O ENSINO DO DESENHO GEOMÉTRICO

Autores

  • Luciene Maria de Souza Zanardi Colégio Pedro II
  • Francisco Roberto Pinto Mattos Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.36988

Palavras-chave:

Geometria, Ensino, Desenho Geométrico, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle.

Resumo

Este artigo apresenta um problema enfrentado pelo ensino da disciplina Desenho no Colégio Pedro II, tendo em vista que muitos alunos que ingressam na 1ª série do Ensino Médio, por meio de concurso, cursaram o Ensino Fundamental em escolas que não tem o Ensino de Desenho em suas grades. Esses alunos apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Desenho durante o Ensino Médio, pois carecem de uma série de conteúdos que deveriam ter aprendido no Ensino Fundamental. Pensando nesse problema foi construído um produto educacional como forma de permitir que esses alunos tenham a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos de Desenho de modo similar aos demais colegas. O produto é composto por dois instrumentos integrados: o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moddle combinado com uma apostila impressa.

Biografia do Autor

Luciene Maria de Souza Zanardi, Colégio Pedro II

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, possui pós-graduação (Especialização) em Técnicas de Representação Gráfica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Grande Rio (2007). Atualmente é Professora de Desenho do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Artes Visuais, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, mídias publicitárias, poética, fotografia, imagem e representação gráfica. 

Francisco Roberto Pinto Mattos, Colégio Pedro II

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor ensino básico - Colégio Pedro II onde ocupa o cargo de Diretor de Pós-Graduação e a coordenação do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica desde 2013. Participou da elaboração do projeto piloto para a implantação da especialização em Residencia Docente financiado pela CAPES, e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica. Atuou como Coordenador da formação de tutores do Proletramento em Matemática da SEB/MEC no período de 2005 a 2011, atuando pelo LIMC - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Instituto de Aplicação da UERJ, atuando também na Educação Básica. Faz parte do corpo docente efetivo do PROFMAT/UERJ e é docente colaborador no PPGEB-CApUERJ. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria, Geometria Dinâmica, Aprendizagem Colaborativa, CSCL. Coordenou o Programa de Formação Continuada do MEC/SEB, GESTAR II. Atuou no grupo de desenvolvimento de softwares educacionais no LIMC/UFRJ. Trabalhou no grupo de desenvolvimento do software de Geometria Dinâmica Tabulae Colaborativo no LIMC. Coordenou ou colaborou em projetos financiados pela FAPERJ relacionados à produção de materiais Didáticos no Ensino Básico. Atou como consultor na revisão de coleções de livros didáticos de Matematica do Ensino Básicos para editoras. 

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Zanardi, L. M. de S., & Mattos, F. R. P. (2018). O MOODLE COMO SUPORTE PARA O ENSINO DO DESENHO GEOMÉTRICO. E-Mosaicos, 7(15), 128–144. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.36988

Edição

Seção

ARTIGOS