A IMPORTÂNCIA DA VISUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.74262

Palavras-chave:

Geometria, Pensamento Geométrico, Semiótica, Visualização

Resumo

Inserido na temática de Educação Matemática, o objetivo deste artigo é analisar as implicações da visualização no ensino de matemática e mais especificamente, na abordagem da Geometria. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto de abordagem exclusivamente qualitativa. Esta pesquisa tem como principal embasamento teórico a Teoria de Registros Representações Semióticas de Duval (1995, 1999, 2003). Esta teoria é fundamental para a compreensão da relevância do ato de visualizar para o ensino de Geometria. Apresento aqui o conceito de visualização geométrica sob três panoramas. Inicialmente, falo da perspectiva histórica, mostrando a utilização da visualização pelos percussores da geometria grega. Em seguida, falo sobre as condições que interferem na visualização. Por fim, analiso os encadeamentos resultantes da utilização da visualização no processo ensino aprendizagem de geometria. O estudo apresenta as razões que justificam a utilização da visualização como recurso metodológico nas aulas de Geometria na Educação Básica.

Biografia do Autor

Danielle Santos Souza, Colégio Pedro II.

Mestranda do Programa de Mestrado em Práticas Pedagógicas do Colégio Pedro II. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Francisco Roberto Pinto Mattos, Colégio Pedro II

Professor do Programa de Mestrado Profissional Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II- Campus São Cristóvão/RJ

Referências

ALMEIDA, Iolanda A. C.; SANTOS, Marcelo C. A visualização como fator de ruptura nos conceitos geométricos. In: Anais VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design Graphica. Curitiba, Paraná, Brasil. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, Distrito Federal, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CIFUENTES, José Carlos. Fundamentos estéticos da Matemática In: Filosofia da Educação Matemática: Concepções e Movimento. Brasília: Plano Ed., 2003.

COSTA, Conceição. Visualização: veículo para a educação em geometria. In: Encontro de investigação em educação matemática, ensino e aprendizagem de geometria. Fundão/ES, 2000. Disponível em: . Acesso em: fev. 2021

DUVAL, Raymond –Sémiosis et pensée humaine. Berne: Peter Lang, 1995.

DUVAL, Raymond. Representation, Vision and Visualization: Cognitive Functions in Mathematical Thinking.Basic issues for learning, 1999.

DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Machado, S. D. A. (Org.) Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. São Paulo: Papirus, 2003.

DUVAL, Raymond. Semiosis y Pensamiento Humano. Peter Lang, 2004.

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011.

FISCHBEIN, E. – The theory of figural concepts’. In:Educational Studies in Mathematics,24/2, 139-162, 1993.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUIMARÃES, S. D.et al. O ensino de geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental: concepções dos acadêmicos do Normal Superior. Zetetike. Campinas, 2006.v. 14. n. 25.

HERSHKOWITZ, R. Visualização em Geometria–As duas faces da moeda. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 32, pp. 45-61, 1994.

KALEFF, Ana Maria. Tomando o ensino da geometria em nossas mãos. In: Educação Matemática em Revista. São Paulo: v. 1, n. 2, p. 19-25. 1994.

KALEFF, Ana Maria. Vendo e entendendo Poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos. 2ª edição. Niterói: EDUFF, 2003.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2009.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos da Metodologia Científica.9a ed. São Paulo: Atlas, 2017.

SALAZAR, J. V. F. Gênese instrumental na interação com Cabri-3D: um estudo de transformações geométricas no espaço. 2009. 317 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática). PUC, São Paulo, 2009.

SANTOS, A. H. Um Estudo Epistemológico da Visualização Matemática: o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização. 2014. 97 p. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2014.

VAN HIELE, P. M. –Structure and Insight: A theory of mathematics education. Orlando, Fl: Academic Pres, 1986.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Souza, D. S., & Mattos, F. R. P. (2024). A IMPORTÂNCIA DA VISUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA. E-Mosaicos, 13(31). https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.74262

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)