CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ABORDAGEM CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso
  • Bruno Pereira Garcês Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30101

Palavras-chave:

Abordagem metodológica, Formação de professores, Impactos

Resumo

O objetivo do estudo foi proporcionar reflexões sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como sobre a importância da abordagem CTS para o ensino de ciências. Trata-se de relato de experiência, ocorrida em fevereiro de 2016, durante as aulas da disciplina CTS no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa-MT. O estudo envolveu 49 pós-graduandos da Região Araguaia-Xingu. Inicialmente foi realizada a dinâmica árvore dos sonhos no intuito de apontar fragilidades e perspectivas sobre o ensino de ciências. Após, foi realizada uma tempestade de ideias sobre os termos CTS, que oportunizou conhecer suas concepções prévias. Foi proposta a leitura de artigos científicos sobre o assunto, os quais deveriam ser sintetizados em mapas conceituais. A socialização se deu por meio da galeria de ideias. Estratégias como Grupo de Verbalização e Grupo de Observação e a análise de documentários em vídeos foram utilizados para aprofundar os estudos. Logo, compreender as relações CTS e desenvolver essa abordagem ao ensinar ciências poderá contribuir para o desenvolvimento da sociedade com cidadãos críticos, autônomos e conscientes.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduação em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (Faculdade Dom Alberto) e em Relações raciais na educação e na sociedade brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES). Doutorado em andamento em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa.

Bruno Pereira Garcês, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Química Industrial (UFU). Especialização em Teachers for the Future (TAMK, Finlândia). Mestrado em Química (UFU). Doutorado em andamento em Química (USP). Professor do Departamento de Ensino do IFTM Campus Uberaba.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Leão, M. F., & Garcês, B. P. (2018). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ABORDAGEM CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. E-Mosaicos, 7(14), 75–88. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30101

Edição

Seção

ARTIGOS