PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO IFMT CAMPUS CONFRESA SOBRE A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.63221

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa científica, Projeto de pesquisa.

Resumo

O estudo objetivou compreender as percepções dos acadêmicos e egressos de cursos de licenciatura que participaram de projetos de pesquisa do IFMT Campus Confresa sobre a importância da pesquisa para sua formação inicial e no preparo para a docência.  O estudo do tipo exploratório e descritivo utilizou um formulário eletrônico para coletar dados de 20 acadêmicos que tiveram vínculo com projetos de pesquisa de 2010 a 2020. A investigação ocorreu no início de 2021, constituído por 12 perguntas, sendo 03 abertas e 09 fechadas. Todos afirmaram que atividades com pesquisa contribuíram em sua formação. A maioria respondeu que a pesquisa é essencial e impacta positivamente na atuação profissional. A participação proporcionou diferentes vivências e para o aperfeiçoamento de competências, como a investigação, sistematização e argumentação, necessárias na atuação profissional.

 

Biografia do Autor

Dhennife Almeida Nascimento, IFMT

Licencianda em Ciências da Natureza com Habilitação em Química.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá.

Marcelo Franco Leão, IFMT

ossui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Confresa/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT).

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Nascimento, D. A., Alves, A. C. T., & Leão, M. F. (2023). PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO IFMT CAMPUS CONFRESA SOBRE A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. E-Mosaicos, 12(30), e-63221. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.63221

Edição

Seção

ARTIGOS