ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM AFASTAMENTO INDEVIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Erinaldo Ferreira Carmo
  • Soênia Maria Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.24815

Resumo

Concebendo a estrutura do espaço físico escolar e a avaliação de desempenho como políticas públicas educacionais distintas, neste artigo procuramos debater as relações existentes entre elas, considerando notórias interferências do espaço físico sobre a participação e o envolvimento dos estudantes na escola e sobre o desempenho escolar verificado por meio dos exames padronizados aplicados em larga escala no país. Procuramos apresentar, de forma descritiva e analítica, as necessidades de se levar em conta nas avaliações externas as influências exercidas pela estrutura física do espaço escolar no envolvimento dos estudantes com as atividades escolares e nas relações sociais desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho conclui que a avaliação empregada na educação básica precisa inserir instrumentos qualitativos e visitações in loco para poder compreender a realidade escolar, diagnosticar as dificuldades enfrentadas e propor alternativas de solução.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Carmo, E. F., & Pacheco, S. M. (2016). ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM AFASTAMENTO INDEVIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. E-Mosaicos, 4(8), 13–24. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.24815

Edição

Seção

ARTIGOS