ADAPTAÇÕES E ESTRANHAMENTOS EM A MASSAI BRANCA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.9903Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.9903
As diferenças culturais, as questões de gênero e o conhecimento do povo Samburu, em suas relações com o espaço geográfico e com o seu meio social, são temáticas abordadas neste artigo construído a partir da interação entre estudantes e professores de diferentes disciplinas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. O eixo norteador é o filme A Massai Branca, baseado em uma história real que mostra a relação de contrastes entre uma mulher suíça e um guerreiro Samburu, personagens a partir dos quais se desenvolve uma narrativa que aborda, de forma rica e intensa, os temas aqui tratados. Para o acompanhamento deste filme foram gerados encontros e debates para observação da realidade apresentada no enredo, em comparação a outras informações deste grupo étnico africano. Assim, este trabalho se propõe a apresentar, de forma analítica, a utilização do filme como ferramenta de aprendizagem na sala de aula e instrumento facilitador e gerador de diálogos na formação escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.