DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: APONTAMENTOS E INQUIETAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62540Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Colégio de Aplicação, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, Sala de Aula Virtual.Resumo
A pandemia da Covid-19 provocou uma profunda transformação na prática educacional no mundo inteiro, com a suspensão das atividades presenciais e a adaptação do ensino às atividades remotas. Esse drama expôs e agravou os problemas da educação escolar no Brasil, alargando o fosso entre redes de ensino e alterando significativamente o desempenho dos estudantes e profissionais da educação. O critério econômico tornou-se ainda mais revelador das discrepâncias existentes no acesso à educação. Nesse cenário sombrio, com o recrudescimento da Covid-19 no país, milhares de docentes tiveram que ressignificar suas práticas, tendo como suporte as novas tecnologias, enquanto estudantes das redes públicas precisaram de apoio, além do pedagógico, para suprir suas necessidades materiais. A tecnologia, que ora se mostra como solução, é também o problema central nesse contexto, pois não fez parte da formação acadêmica de grande parte dos docentes e ainda é um item faltante para uma larga parcela dos estudantes das camadas mais populares. Desse modo, o presente estudo propõe uma reflexão sobre as adaptações decorrentes da pandemia no setor educacional, em especial, considerando a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.