CURRÍCULO, ARTE-EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: ARTICULAÇÕES E DESDOBRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Gianne Maria Montedônio Chagastelles Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Christiane de Faria Pereira Arcuri Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20224

Resumen

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20224

O texto aponta para os estudos da cultura visual na contemporaneidade como um parâmetropara a atualização dos conteúdos curriculares e processos metodológicos do ensino de artesna escola. Propõe a alfabetização estética dos alunos e a discussão da imagem como conjuntode estímulos visuais que devem ser apreendidos como núcleo central do currículo para aeducação e a humanização do sujeito. Considera-se a transmissão da cultura visual do cotidianopara o conhecimento crítico das manifestações artísticas ao longo dos tempos e asarticulações com as especificidades dos conteúdos da área de artes. Desse modo, os repertóriosimagéticos agem como fundamentos culturais para a flexibilização das formas de diálogoentre a construção da cidadania dos alunos e suas dinamizações estéticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-12-28

Cómo citar

CHAGASTELLES, Gianne Maria Montedônio; ARCURI, Christiane de Faria Pereira. CURRÍCULO, ARTE-EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: ARTICULAÇÕES E DESDOBRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 2–12, 2015. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20224. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/20224. Acesso em: 7 jul. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS ENCOMENDADOS

Artículos más leídos del mismo autor/a