CURRÍCULO, ARTE-EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: ARTICULAÇÕES E DESDOBRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Gianne Maria Montedônio Chagastelles Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Christiane de Faria Pereira Arcuri Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20224

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20224

O texto aponta para os estudos da cultura visual na contemporaneidade como um parâmetropara a atualização dos conteúdos curriculares e processos metodológicos do ensino de artesna escola. Propõe a alfabetização estética dos alunos e a discussão da imagem como conjuntode estímulos visuais que devem ser apreendidos como núcleo central do currículo para aeducação e a humanização do sujeito. Considera-se a transmissão da cultura visual do cotidianopara o conhecimento crítico das manifestações artísticas ao longo dos tempos e asarticulações com as especificidades dos conteúdos da área de artes. Desse modo, os repertóriosimagéticos agem como fundamentos culturais para a flexibilização das formas de diálogoentre a construção da cidadania dos alunos e suas dinamizações estéticas.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Chagastelles, G. M. M., & Arcuri, C. de F. P. (2015). CURRÍCULO, ARTE-EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: ARTICULAÇÕES E DESDOBRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE. E-Mosaicos, 4(8), 2–12. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20224

Edição

Seção

ARTIGOS ENCOMENDADOS