CURRÍCULO, ARTE-EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: ARTICULAÇÕES E DESDOBRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE

Gianne Maria Montedônio Chagastelles, Christiane de Faria Pereira Arcuri

Resumo


DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20224

O texto aponta para os estudos da cultura visual na contemporaneidade como um parâmetropara a atualização dos conteúdos curriculares e processos metodológicos do ensino de artesna escola. Propõe a alfabetização estética dos alunos e a discussão da imagem como conjuntode estímulos visuais que devem ser apreendidos como núcleo central do currículo para aeducação e a humanização do sujeito. Considera-se a transmissão da cultura visual do cotidianopara o conhecimento crítico das manifestações artísticas ao longo dos tempos e asarticulações com as especificidades dos conteúdos da área de artes. Desse modo, os repertóriosimagéticos agem como fundamentos culturais para a flexibilização das formas de diálogoentre a construção da cidadania dos alunos e suas dinamizações estéticas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20224



ISSN: 2316-9303 | Indexada em: