Construção, desenvolvimento e avaliação de ações educativas via Mobile Health com foco na redução do consumo de sódio em uma instituição de ensino

Izabelly Larissa Rocha Dias Teixeira, Raquel Teixeira Costa, Haysla Xavier Martins, Aline Silva Porto, Maria del Carmen Bisi Molina

Resumo


Objetivo: Descrever o processo de construção e desenvolvimento de ações educativas via mHealth para redução de sódio e realizar avaliação do ponto de vista do receptor. Método: Estudo de intervenção com 155 adultos (20-59 anos) de uma instituição de ensino em Vitória-ES. Os participantes foram contatados por exposição a banner, convite face to face e mídia eletrônica. Após primeira coleta de dados, os participantes foram randomizados em dois grupos: Intervenção (GI) e Controle (GC). Dados socioeconômicos, de saúde e práticas alimentares foram obtidos antes e após a intervenção. Foram elaboradas 21 mensagens e três vídeos focados na redução de sódio, enviadas por aplicativo WhatsApp® ou e-mail, durante três meses. Testes adequados, segundo o delineamento da amostra, foram aplicados utilizando o software SPSS 23, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: Na linha de base, não foram observadas diferenças significativas entre grupos de alocação. Cerca de 70% dos participantes do GI relataram que as mensagens foram úteis, claras e objetivas; 50% relataram que as mensagens ajudaram a realizar escolhas alimentares mais saudáveis e 47% disseram que seguiram as sugestões propostas. Mais de 60% do GI relataram que adotaram hábitos alimentares mais saudáveis, enquanto no GC as respostas foram associadas à prática de “dietas da moda”. Esses resultados mostram a importância da utilização de ações educativas baseadas em conhecimento científico e na adoção de práticas alimentares saudáveis. Conclusão: A maioria dos participantes identificou a estratégia mHealth como de fácil compreensão e útil, bem como foram mais expostos à informação sobre alimentação saudável.


Palavras-chave


Alimentação Saudável. Comportamento Alimentar. Dispositivo Móvel. Educação em Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.49720

e-ISSN: 2238-913X


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