Condições de ambiência em restaurantes comerciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43461

Palavras-chave:

Serviços de alimentação. Iluminação. Temperatura Ambiente. Umidade. Ruídos.

Resumo

Introdução: Ambiência é a organização que um espaço físico recebe, envolvendo questões técnicas e estruturais do ambiente. Além do espaço físico, é também levado em consideração que, nesse espaço, haverá relações sociais e interpessoais e que, portanto, o local deve ser acolhedor e confortável em todos os sentidos. Objetivo: Avaliar as condições de ambiência em restaurantes comerciais de Fortaleza-CE. Métodos: O estudo foi do tipo observacional, transversal, descritivo e analítico, desenvolvido no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, quando foi avaliada a ambiência de 20 restaurantes comerciais da cidade de Fortaleza-CE. Nesses restaurantes, foram avaliados os setores de recebimento, pré-preparo e preparo, cocção, higienização, distribuição, inspeção de matérias-primas, salão de refeição e setores administrativos. A avaliação das unidades de alimentação e nutrição (UAN) foi realizada por um instrumento estruturado que possuía um cabeçalho com a identificação da empresa, e no qual foram registrados dados de temperatura, ruído, iluminação, umidade e cor do piso, parede e teto. Os dados foram tabulados no software Excel® 2013 e apresentados em frequência absoluta e relativa, e em média e desvio padrão. Resultados: Os resultados mostraram inadequações em umidade, temperatura, iluminação e cores em vários setores dos restaurantes avaliados, confirmando a hipótese do trabalho. Conclusões: Conclui-se que há inadequações de ambiência primária em restaurantes comerciais de Fortaleza-CE, podendo-se levar em consideração que a maioria das UANs foi construída sem o planejamento adequado à saúde dos colaboradores.

 

Biografia do Autor

Lia Silveira Adriano, Universidade de Fortaleza

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Mestre em Nutrição e Saúde (2015). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. Docente do Curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. Atua na área de Alimentação Coletiva, tendo experiência profissional na Gestão da Qualidade em Serviço de Alimentação e Nutrição.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

de Araújo, E. M., Damasceno, B. H., Carioca, A. A. F., & Adriano, L. S. (2020). Condições de ambiência em restaurantes comerciais. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e43461. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43461

Edição

Seção

Alimentação para Coletividades