MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES DO CABOCLO DE CHAPECÓ–SC

Autores

  • Lúcia Chaise Borjes Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Camila Lazarin Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Michele Carla Marcon Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.14375

Palavras-chave:

comportamento alimentar, consumo alimentar, grupo social

Resumo

O ato de se alimentar diz respeito à cultura e deve ser levado em consideração para avaliar as modificações ocorridas durante os processos de industrialização. Este estudo teve por objetivo mostrar as modificações dos hábitos alimentares dos caboclos de uma região do Oeste de Santa Catarina, identificando as diferenças e semelhanças nesse processo e sua ligação cultural. Trata-se de pesquisa exploratória de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas individuais, norteadas por uma questão inicial referente aos hábitos alimentares passados e atuais. A análise foi realizada pelo método de análise descritiva. Observou-se que os caboclos não consomem todas as preparações que consumiam na infância, mas, quando possível, elaboram as preparações recordando-se desta, enfatizando que os alimentos produzidos e consumidos naquela época eram de maior valor nutritivo e com menor probabilidade de desenvolverem patologias. Desse modo, pode-se concluir que o caboclo ainda permanece ligado a suas raízes alimentares.

DOI: 10.12957/demetra.2016.14375

 

Biografia do Autor

Lúcia Chaise Borjes, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Nutricionista, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Nutrição – Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Docente do curso e Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição.

Camila Lazarin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Nutricionista formada na Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Michele Carla Marcon, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Nutricionista formada na Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Publicado

2016-02-22

Como Citar

Borjes, L. C., Lazarin, C., & Marcon, M. C. (2016). MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES DO CABOCLO DE CHAPECÓ–SC. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(2), 255–264. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.14375

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE