LIMIAR DE RECONHECIMENTO DO GOSTO SALGADO E ESTIMATIVA DE CONSUMO DE SÓDIO DE TRANSPLANTADOS RENAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14092Palavras-chave:
Limiar gustativo, Transplante renal, Cloreto de sódioResumo
Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar o limiar de reconhecimento do gosto salgado e a estimativa de consumo de sódio dos transplantados renais que frequentam a clínica renal de Chapecó. Métodos: O estudo é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, baseada em estudo de caso. A amostra foi constituída por 52 pacientes, que experimentaram soluções salinas até o reconhecimento da menor concentração de gosto salgado. O limiar foi representado pela média das concentrações em que ocorreram “reconhecimento” e “não reconhecimento”. Os demais dados foram coletados dos prontuários. Resultados: A maioria da amostra (63,5%) apresentou limiar considerado normal ou abaixo do normal, isto é, menor ou igual a 0,01 mol/L (0,91 g/L) e o consumo médio de sal foi de 10,7 g/dia, estimado pelo sódio excretado na urina. Não houve associação significativa entre a classificação dos limiares de reconhecimento do gosto salgado e alguma das variáveis em estudo, quais sejam: idade, sexo, índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial, uso de anti-hipertensivos e estimativa do consumo de sal por meio do sódio urinário. No entanto, se avaliada a associação entre a quantidade da menor concentração que reconhecia o gosto salgado com a idade, ela se mostra estatisticamente significativa (rs = 0,339; p = 0,014). Pacientes com idade mais elevada apresentavam limiares maiores de reconhecimento do gosto salgado. Conclusão: Apesar de serem necessários mais estudos sobre o assunto, observa-se alta estimativa de consumo de sal por meio do sódio urinário, realidade que deve ser tratada com cuidado, sobretudo por pacientes idosos, que apresentam maior limiar de reconhecimento do gosto salgado e podem aumentar ainda mais o consumo para tornar o alimento agradável ao seu paladar. Não só os transplantados renais, mas a população brasileira como um todo, demandam ações de saúde pública para reduzir o consumo de sal.
DOI: 10.12957/demetra.2015.14092
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.