quando a escola prepara-se para a vida. o caso de habilidades e atitudes críticas en comunidade de investigação filosófica com adolescentes

Autores

  • mathieu gagnon Université du Québec à Chicoutimi
  • michel sasseville Université Laval

Palavras-chave:

philosophical community of inquiry, high school, basic formation, competences required for like, critical thinking

Resumo

De 2004 a 2008, foi feita uma pesquisa com quinze estudantes (com idades entre quatorze e quinze anos) que tiveram regularmente a filosofia como disciplina durante quatro anos. Originalmente, a intenção da pesquisa foi examinar como esses estudantes usavam sua habilidade de pensamento crítico em três matérias escolares, Filosofia, Ciência e História. Eles foram observados em cinco atividades de aprendizagem baseadas em problemas (duas em Ciências, duas em História e uma em Filosofia). Para completar as informações coletadas, três grupos distintos foram supervisionados. Foram feitas entrevistas no intuito de ajudar aos estudantes a expressar seus pontos de vista referentes aos seus papéis nas disciplinas escolares envolvidas no estudo, no conceito epistêmico que eles tinham de cada uma e na maneira como eles usavam suas habilidades de pensamento crítico em cada uma. Os alunos também foram questionados sobre o aprendizado que eles efetuavam na comunidade de investigação filosófica : é útil em outras matérias escolares? Se sim, como? Se não, por que? Eles o usam no dia a dia? Se sim, como? Se não, por que? As respostas que eles deram a estas perguntas foram reveladoras. De acordo com eles, o ensinamento da Filosofia é o mais útil na sua vida diária. Além disso, entre todas as coisas que eles aprenderam na escola, as que mais usam fora da escola são as que aprenderam em Filosofia. Estas indicações mostram a importância de integrar a comunidade da investigação filosofica na educação geral dos estudantes. Na verdade, de acordo com o que eles dizeram, as práticas filosóficas são as experiências escolares que mais os prepararam para a vida. Esta última questão será o foco deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

mathieu gagnon, Université du Québec à Chicoutimi

Professeur en fondements de l’apprentissage scolaire Département des sciences de l’éducation et de psychologie Université du Québec à Chicoutimi

michel sasseville, Université Laval

Professeur de philosophie Faculté de philosophie Université Laval

Publicado

2009-01-03

Como Citar

GAGNON, Mathieu; SASSEVILLE, Michel. quando a escola prepara-se para a vida. o caso de habilidades e atitudes críticas en comunidade de investigação filosófica com adolescentes. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. pp. 41–58, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20526. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos