[EM EDIÇÃO] Problemas de sociabilidade em adolescentes: um estudo de métodos mistos paralelo convergente
Palavras-chave:
Saúde Mental, Adolescente, Comportamento SocialResumo
Objetivo: analisar os problemas de sociabilidade enfrentados por adolescentes de 12 a 18 anos de uma capital brasileira. Método: estudo de métodos mistos paralelo convergente, com dados quantitativos coletados por meio do instrumento Youth Self-Report e qualitativos obtidos em entrevistas baseadas nos itens desse instrumento. A análise quantitativa incluiu testes descritivos e inferenciais, enquanto os dados qualitativos foram examinados por análise temática, orientada pela concepção de sociabilidade simmeliana. Aspectos éticos foram respeitados. Resultados: identificou-se que 15,4% dos adolescentes apresentaram problemas de sociabilidade, com maior prevalência em meninas e na faixa etária de 11 a 14 anos. Os relatos qualitativos evidenciaram sentimentos de solidão, rejeição social e dificuldades interpessoais. A integração dos dados evidenciou a complexidade das demandas nessa fase da vida. Conclusão: adolescentes vivenciam problemas significativos de sociabilidade, reforçando a necessidade de intervenções voltadas ao fortalecimento das habilidades socioemocionais e à promoção de ambientes escolares inclusivos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Darci Francisco dos Santos Junior, Esthefany Lorrainy Facundo Matos Silva, Marina Nolli Bittencourt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



