[EM EDIÇÃO] Autocuidado como estratégia de manejo dos sintomas em pessoas com insuficiência cardíaca

Authors

Keywords:

Heart failure, signs and symptoms, self-care, nursing

Abstract

Objetivo: avaliar estratégias adotadas para o manejo dos sintomas em pessoas com insuficiência cardíaca. Método: estudo descritivo, quali-quantitativo, realizado em um Hospital Universitário no Paraná, com pessoas com diagnóstico de IC, utilizando instrumento de dados sociodemográficos e clínicos, entrevista aberta e a European Heart Failure Self-Care Behavior Scale, analisados por análise de conteúdo e análise de estatística descritiva. Resultados: entre 81 participantes, obteve-se média de 32,8 (+6,4) pontos na European Heart Failure Self-Care Behavior Scale. Repouso, adesão às medicações e repouso em caso de falta de ar. Emergiram cinco categorias temáticas: cumprimento da prescrição médica e procura pelo serviço de saúde; automedicação; repouso e espera pela melhora; uso de terapias complementares e hábitos saudáveis foram comportamentos de autocuidado com melhor adesão. Conclusão: as principais estratégias para o manejo dos sintomas foram cumprimento da prescrição médica, procura pelo serviço de saúde, automedicação, repouso e espera pela melhora dos sintomas, uso de terapias complementares, e introdução e manutenção de hábitos saudáveis.

Author Biographies

Letícia Katiane Martins, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Nen Nalú Alves das Mercês, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.

Shirley Boller, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjuto da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Rafael Castilhos da Silva Padilha, Hospital Universitário do Oeste do Paraná

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.

Published

2025-12-17

How to Cite

1.
Martins LK, Mercês NNA das, Carvalho AR da S, Boller S, Mantovani M de F, Padilha RC da S. [EM EDIÇÃO] Autocuidado como estratégia de manejo dos sintomas em pessoas com insuficiência cardíaca . Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2025 Dec. 17 [cited 2026 Feb. 4];33(1):e89629. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/89629

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)