Performance of hospital nurses in the management of the COVID-19 crisis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70954

Keywords:

Pandemics, COVID-19, Nursing, Health Management

Abstract

Objective: to understand the perspectives of hospital nurses on their role in crisis management in the face of the COVID-19 pandemic. Method: qualitative, descriptive, exploratory study carried out between December 2021 and March 2022 in a public hospital. 22 nurses participated in a guided audio-recorded interview with six open questions. Creswell content analysis aided by Iramuteq® software was applied. Results: from data analysis, four classes emerged: Nurses' performance reflected in care and management indicators; Difficulties faced by nurses to act during the pandemic; Previous experiences of nurses as a guide for acting in the pandemic; Nurses' performance in strategies for managing the COVID-19 crisis. Conclusion: The performance of the nurse was reflected in the indicators to the detriment of the difficulties at work, mainly related to the deficit of human resources. To manage the crisis, they used previous experiences such as H1N1 and strategies inseparable from management/assistance to mitigate impacts and meet demand.

Author Biographies

Jéssica Correia de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2022.

Fabieli Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente colaborada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus Cascavel/PR. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Enfermagem pela UFPR, linha de Pesquisa de Gerenciamento de Serviços de Saúde e enfermagem - Espaços de atuação do enfermeiro: Atribuições, funções, poder e visibilidade. Atualmente, integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS) da UFPR e, em Administração de Serviços de Saúde e de Enfermagem/Unioeste. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgico (Modalidade Residência) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP e em Acupuntura pela Faculdade IBRATE, Cascavel/PR. Acupunturista voluntária no Pronto Atendimento Psicopedagógico e Saúde Integrada (PAPSI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada pela UNIOESTE, Campus Cascavel/PR em 2014 no de curso de Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura).

Nelsi Salete Tonini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1984), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: sofrimento psiquico, saúde mental, família, enfermeiro e ESF, organização de serviços e Planejamento estratégico em serviços de saúde. Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade.

Maristela Salete Maraschin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE (1984) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2000). Professora titular no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Curso de Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento à Enfermagem, saúde coletiva, vigilância e epidemiologia. Atuação com os seguintes temas: Enfermagem, Saúde da mulher, Saúde da criança, Enfermeiro, Unidade Básica de Saúde (UBS), Atenção Primária em Saúde (APS) e Gerenciamento dos Serviços de Saúde na Atenção Primária de Saúde. Membro do grupo de pesquisa Administração dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, na linha de pesquisa Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem e do grupo de pesquisa Sobre o Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Membro dos programas de Residências em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica e do Programa de Residência em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções, promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Elizabeth Bernardino, Universidade Federal do Paraná.

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), Diplôme Supérieur de Langue e Littérature françaises - Université de Nancy I (1977), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado pela Universidade Laval (Québec, Canadá). Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Ocupa atualmente o cargo de Gerente de Atenção à Saúde no Hospital de Clínicas da UFPR. Atua na graduação na área de Planejamento e Administração de Serviços de Saúde e Enfermagem e nos Programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado e no Programa de Mestrado Profissional. A principal linha de pesquisa é Gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem.Os temas de interesse são: Espaços de atuação do enfermeiro: atribuições, competências, poder e visibilidade e as contribuições da enfermeira para a continuidade do cuidado.

Published

2023-08-08

How to Cite

1.
Oliveira JC de, Borges F, Tonini NS, Maraschin MS, Bernardino E. Performance of hospital nurses in the management of the COVID-19 crisis. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2023 Aug. 8 [cited 2025 May 9];31(1):e70954. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/70954

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)