Segurança do paciente sob a ótica de enfermeiros da estratégia saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73886

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Enfermeiras e Enfermeiros, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento dos enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família quanto à segurança do paciente. Método: estudo qualitativo exploratório, descritivo, realizado com 20 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de um município paranaense. A coleta de dados foi realizada entre julho e dezembro de 2021 com entrevistas semiestruturadas. Os dados foram categorizados e analisados com auxílio do software Iramuteq. Resultados: os enfermeiros relataram dificuldades no processo de trabalho e aspectos que influenciavam nas ações relacionadas à segurança do paciente: falta de profissionais, sobrecarga de trabalho, falhas na comunicação, trabalho em equipe e processo de formação, impacto da pandemia contra COVID-19, eventos adversos e cultura de notificação. Considerações finais: o estudo demonstrou a fragilidade dos enfermeiros em relação à segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde e a necessidade de o tema ser amplamente discutido entre todos os componentes das equipes da Estratégia Saúde da Família.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Mucelini, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Especialista. Aluna do curso de mestrado. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Lara Adrianne Garcia Paiano da Silva, Prefeitura Municipal de Cascavel

Enfermeira. Doutora. Professora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Prefeitura Municipal de Cascavel. Cascavel, Paraná, Brasil. 

Fabieli Borges, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Cascavel. PR. Brasil.

Giovanna Carolina Guedes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Especialista. Aluno do curso de mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. Paraná. Brasil.

Herbert Leopoldo de Freitas Goes, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Doutor. Professor adjunto. Universidade Estadual de Maringá. Maringá. Paraná. Brasil. 

Isabella Mucelini, Diablo Valley College

Acadêmica. Estudante de enfermagem. Diablo Valley College. Pleasant Hill. Califórnia. Estados Unidos. 

Publicado

14.12.2023

Como Citar

Mucelini, F. C., Silva, L. A. G. P. da, Borges, F., Guedes, G. C., Goes, H. L. de F., & Mucelini, I. (2023). Segurança do paciente sob a ótica de enfermeiros da estratégia saúde da família. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73886. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73886

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa