[EM EDIÇÃO] Problemas de sociabilidade em adolescentes: um estudo de métodos mistos paralelo convergente

Autores

Palavras-chave:

Saúde Mental, Adolescente, Comportamento Social

Resumo

Objetivo: analisar os problemas de sociabilidade enfrentados por adolescentes de 12 a 18 anos de uma capital brasileira. Método: estudo de métodos mistos paralelo convergente, com dados quantitativos coletados por meio do instrumento Youth Self-Report e qualitativos obtidos em entrevistas baseadas nos itens desse instrumento. A análise quantitativa incluiu testes descritivos e inferenciais, enquanto os dados qualitativos foram examinados por análise temática, orientada pela concepção de sociabilidade simmeliana. Aspectos éticos foram respeitados. Resultados: identificou-se que 15,4% dos adolescentes apresentaram problemas de sociabilidade, com maior prevalência em meninas e na faixa etária de 11 a 14 anos. Os relatos qualitativos evidenciaram sentimentos de solidão, rejeição social e dificuldades interpessoais. A integração dos dados evidenciou a complexidade das demandas nessa fase da vida. Conclusão: adolescentes vivenciam problemas significativos de sociabilidade, reforçando a necessidade de intervenções voltadas ao fortalecimento das habilidades socioemocionais e à promoção de ambientes escolares inclusivos.

Biografia do Autor

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.

Darci Francisco dos Santos Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.

Esthefany Lorrainy Facundo Matos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica de Enfermagem. Voluntária de Iniciação Científica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.

Marina Nolli Bittencourt, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.

Publicado

17.12.2025

Como Citar

1.
Freitas BHBM de, Santos Junior DF dos, Silva ELFM, Bittencourt MN. [EM EDIÇÃO] Problemas de sociabilidade em adolescentes: um estudo de métodos mistos paralelo convergente . Rev. enferm. UERJ [Internet]. 17º de dezembro de 2025 [citado 4º de fevereiro de 2026];33(1):e94034. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/94034

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)