[EM EDIÇÃO] Fatores associados à amputação em pessoas com úlcera do pé decorrente do diabetes mellitus
Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Pé diabético, complicações do diabetes, Ferida Cirúrgica, EnfermagemResumo
Objetivo: analisar os fatores associados à amputação em pessoas com úlcera do pé decorrente do diabetes mellitus. Método: estudo transversal analítico realizado com 132 pessoas com diabetes mellitus internadas em um hospital de urgência. Os dados foram coletados mediante entrevista e consulta em prontuário. A análise dos dados ocorreu por meio dos testes estatísticos Qui quadrado Pearson, Exato de Fisher, Mann-Whitney e regressão logística binária. Resultados: na análise bivariada, pele seca e/ou rachadura, onicocriptose, maceração interdigital, calosidades, pés frios, cianóticos e pálidos apresentaram associação com a amputação (p<0,05). No modelo multivariado, o sexo feminino apresentou fator de proteção para amputação (p=0,049). As pessoas com neuropatia periférica tiveram 34,98 mais chances de sofrerem amputação (p=0,005) e possuir histórico de amputação anterior aumentou as chances de amputação em 869,8 vezes (p<0,001). Conclusão: a amputação teve associação com complicações nos pés, sexo biológico, neuropatia periférica e amputação anterior.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Álvaro Sepúlveda Carvalho Rocha, Lídya Tolstenko Nogueira, Jefferson Abraão Caetano Lira, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Claudia Daniella Avelino Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



