Fatores associados à Infecção latente pelo Mycobacterium Tuberculosis em Profissionais de Saúde da Atenção Primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68910

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Determinantes Sociais da Saúde, Pessoal de Saúde, Tuberculose Latente

Resumo

Objetivo: analisar na literatura científica os fatores associados à infecção latente pelo Mycobacterium Tuberculosis em profissionais da Atenção Primária à Saúde. Método: revisão integrativa da literatura, com coleta realizada entre novembro e dezembro de 2021. Considerou-se como critérios de inclusão: Estudos primários relacionados à temática e que incluam os seguintes profissionais: enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem e técnicos de saúde bucal, sem delimitação temporal e de idiomas. Foram critérios de exclusão: estudos oriundos de opiniões de especialistas, editoriais, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses. As bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde, Medline, Scopus; Web of Science e Embase foram utilizadas. Resultados: foram selecionados nove estudos, que apresentaram os fatores associados idade, sexo e presença de doenças crônicas, estilo de vida e condições de trabalho. Conclusão: foi possível analisar os fatores associados à ILTB, o que poderá subsidiar a realização de políticas públicas mais assertivas e contribuir para o controle deste agravo.

Biografia do Autor

Socorro Adriana de Sousa Meneses Brandão, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Professora Assistente da Universidade Estadual do Piauí. Picos, Piauí, Brasil.

Luís Felipe Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. 

Jefferson Abraão Caetano Lira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Piauí.

Inês Santos Estevinho Fronteira, Universidade Nova de Lisboa

Enfermeira. Doutora. Professora. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Telma Maria Evangelista de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Brandão, S. A. de S. M., Ferreira, L. F. O., Lira, J. A. C., Fronteira, I. S. E., & Araújo, T. M. E. de. (2023). Fatores associados à Infecção latente pelo Mycobacterium Tuberculosis em Profissionais de Saúde da Atenção Primária. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e68910. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68910

Edição

Seção

Artigos de Revisão