O processo de trabalho no contexto da doação de órgãos e tecidos [The work process in the context of organ and tissue donation]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.11744Palavras-chave:
Transplantes, avaliação em saúde, serviços de saúde, enfermagem [Transplantation, health evaluation, health services, nursing]Resumo
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que buscou avaliar aspectos relacionados ao processo de trabalho dos profissionais que atuam no Sistema de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos no Piauí. A amostra foi constituída de 29 sujeitos, entre enfermeiros, médicos, assistentes sociais e psicólogos. A obtenção de dados ocorreu por meio de entrevista, de outubro de 2011 a maio de 2012. A análise de conteúdo foi utilizada como referencial metodológico para o estudo dos depoimentos; em seguida, foram elaboradas categorias. Os resultados evidenciaram que equipe multiprofissional capacitada, família sensibilizada, conhecimento técnico e disponibilização de recursos físicos e materiais adequados são elementos necessários para a operacionalização do processo doação/transplante. A ausência desses elementos constitui barreiras a este processo. Assim, a identificação de fragilidades deve guiar o planejamento de estratégias que objetivem o aumento do número de doações e transplantes nos serviços de saúde.
ABSTRACT
This descriptive, qualitative study evaluated aspects of health personnel’s work process in the Organ and Tissue Procurement, Notification and Distribution System in Piauí State. The sample of 29 subjects included nurses, doctors, social workers and psychologists. Data were collected by interview between October 2011 and May 2012. Content analysis gave the methodological framework for analysis of the interviewees’ statements, after which categories were developed. The results showed that a skilled multidisciplinary team, a convinced family, technical expertise and availability of appropriate physical and material resources are needed to operationalize the donation/transplantation process. Their lack constitutes barriers to this process. Accordingly, identification of weaknesses should guide the planning of strategies to increase the number of donations and transplants in health services.
RESUMEN
Estudio descriptivo, con enfoque cualitativo, que buscó evaluar los aspectos relacionados con el proceso de trabajo de los profesionales que actúan en el Sistema de Captación, Notificación y Distribución de Órganos y Tejidos en Piauí. La muestra fue constituida por 29 sujetos, entre ellos: enfermeros, médicos, asistentes sociales y psicólogos. La obtención de datos se produjo a través de entrevista, de octubre de 2011 a mayo de 2012. El análisis de contenido se utilizó como marco metodológico para el estudio de los testimonios; a continuación, se han elaborado categorías. Los resultados mostraron que el equipo multidisciplinario capacitado, la familia sensibilizada, el conocimiento técnico y la puesta a disposición de recursos físicos y materiales adecuados son elementos necesarios para poner en práctica el proceso de donación/trasplante. Por otro lado, la falta de estos constituye barreras para el desempeño del proceso. De esa forma, la identificación de debilidades debe guiar la planificación de estrategias que tengan como objetivo aumentar el número de donaciones y trasplantes en los servicios de salud.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.11744
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).