[EM EDIÇÃO] Fatores humanos contribuintes para o erro em enfermagem na terapia intensiva
Palavras-chave:
Enfermagem, Segurança do Paciente, Gestão da Segurança, Erros Médicos, Recursos em SaúdeResumo
Objetivo: analisar os fatores humanos contribuintes para o erro no processo de trabalho de enfermagem na terapia intensiva. Método: estudo descritivo, transversal, qualitativo, tendo como cenário o Centro de Terapia Intensiva de um hospital geral, público e federal. Os dados foram coletados entre dezembro de 2022 e abril de 2023, por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise lexicométrica com auxílio do software IRAMUTEQ. Resultados: participaram do estudo 25 profissionais de enfermagem, sendo nove enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem. O aproveitamento do corpus foi de 85%. Fatores humanos relacionados as influências organizacionais, como gestão de recursos humanos e materiais, clima organizacional e processo organizacional, contribuem diretamente para os atos inseguros cometidos pelos profissionais de enfermagem, culminando em erros e violações. Conclusão: o reconhecimento dos fatores humanos é crucial para o fortalecimento da cultura de segurança, aumento da confiabilidade organizacional, e para melhorias na qualidade e segurança em saúde.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda Fernandes Alves Santiago, Ítalo Rodolfo da Silva, Rodrigo Assis Neves Dantas, Thiago Privado da Silva, Marcelle Miranda da Silva, Sabrina da Costa Machado Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).