[EM EDIÇÃO] Fatores humanos contribuintes para o erro em enfermagem na terapia intensiva

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Segurança do Paciente, Gestão da Segurança, Erros Médicos, Recursos em Saúde

Resumo

Objetivo: analisar os fatores humanos contribuintes para o erro no processo de trabalho de enfermagem na terapia intensiva. Método: estudo descritivo, transversal, qualitativo, tendo como cenário o Centro de Terapia Intensiva de um hospital geral, público e federal. Os dados foram coletados entre dezembro de 2022 e abril de 2023, por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise lexicométrica com auxílio do software IRAMUTEQ. Resultados: participaram do estudo 25 profissionais de enfermagem, sendo nove enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem. O aproveitamento do corpus foi de 85%. Fatores humanos relacionados as influências organizacionais, como gestão de recursos humanos e materiais, clima organizacional e processo organizacional, contribuem diretamente para os atos inseguros cometidos pelos profissionais de enfermagem, culminando em erros e violações. Conclusão: o reconhecimento dos fatores humanos é crucial para o fortalecimento da cultura de segurança, aumento da confiabilidade organizacional, e para melhorias na qualidade e segurança em saúde. 

Biografia do Autor

Maria Eduarda Fernandes Alves Santiago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ítalo Rodolfo da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Instituto de Enfermagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.

Rodrigo Assis Neves Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Thiago Privado da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Instituto de Enfermagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, RJ, Brasil.

Marcelle Miranda da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sabrina da Costa Machado Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

30.06.2025

Como Citar

1.
Santiago MEFA, Silva Ítalo R da, Dantas RAN, Silva TP da, Silva MM da, Duarte S da CM. [EM EDIÇÃO] Fatores humanos contribuintes para o erro em enfermagem na terapia intensiva. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de junho de 2025 [citado 1º de julho de 2025];33(1):e86404. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/86404

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)