Habilidades sociais na especialidade da enfermagem em oncologia: estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.75392

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Gestão em Saúde, Educação em Enfermagem, Habilidades Sociais

Resumo

Objetivo: compreender o significado das habilidades sociais atribuído por enfermeiros especialistas em enfermagem em oncologia. Método:  estudo qualitativo, exploratório, que aplicou a Teoria Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico. Participaram 14 enfermeiros de um dos grupos amostrais, especialistas em oncologia, de hospital oncológico. Aplicamos a entrevista semiestruturada, on-line, de maio de 2021 a dezembro de 2022. A análise seguiu a codificação aberta, axial e integração, e aplicamos o paradigma da codificação. Resultados: a categoria paradigmática ‘condição do fenômeno’ é apresentada face o aspecto semântico e de reconhecimento da aplicação das habilidades sociais.  A categoria Percepções e significados das habilidades sociais para enfermeiros oncologistas alicerçou-se nas subcategorias: reagindo ao termo, e atribuindo significados e valores às habilidades sociais na especialidade da enfermagem em oncologia. Conclusão: os enfermeiros reconhecem as habilidades sociais e sua importância na oncologia. Desse modo, reitera-se a importância da articulação teórico-prático para qualificar a prática na oncologia.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Albernaz Crespo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda na Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Nathália Araújo Barbosa, Escola de Enfermagem Anna Nery

Estudante de graduação em enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica.

Nair Caroline Cavalcanti de Mendonça Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda na Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Pedro Ricardo Martins Bernardes Lucas, Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa

Enfermeiro. Doutor em Psicologia da Saúde e Doutor em Enfermagem. Professor Coordenador. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Ítalo Rodolfo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé. Macaé, RJ, Brasil

Marcelle Miranda da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pós-Doutorado em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Metodologia da Enfermagem. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Crespo, M. da C. A., Barbosa, N. A., Bittencourt, N. C. C. de M., Lucas, P. R. M. B., Silva, Ítalo R., & Silva, M. M. da. (2023). Habilidades sociais na especialidade da enfermagem em oncologia: estudo qualitativo. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e75392. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.75392

Edição

Seção

Chamada “Atuação de Especialistas de Enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde nacionais e internacionais”