Habilidades sociais na especialidade da enfermagem em oncologia: estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.75392Palavras-chave:
Enfermagem Oncológica, Gestão em Saúde, Educação em Enfermagem, Habilidades SociaisResumo
Objetivo: compreender o significado das habilidades sociais atribuído por enfermeiros especialistas em enfermagem em oncologia. Método: estudo qualitativo, exploratório, que aplicou a Teoria Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico. Participaram 14 enfermeiros de um dos grupos amostrais, especialistas em oncologia, de hospital oncológico. Aplicamos a entrevista semiestruturada, on-line, de maio de 2021 a dezembro de 2022. A análise seguiu a codificação aberta, axial e integração, e aplicamos o paradigma da codificação. Resultados: a categoria paradigmática ‘condição do fenômeno’ é apresentada face o aspecto semântico e de reconhecimento da aplicação das habilidades sociais. A categoria Percepções e significados das habilidades sociais para enfermeiros oncologistas alicerçou-se nas subcategorias: reagindo ao termo, e atribuindo significados e valores às habilidades sociais na especialidade da enfermagem em oncologia. Conclusão: os enfermeiros reconhecem as habilidades sociais e sua importância na oncologia. Desse modo, reitera-se a importância da articulação teórico-prático para qualificar a prática na oncologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria da Conceição Albernaz Crespo, Nathália Araújo Barbosa, Nair Caroline Cavalcanti de Mendonça Bittencourt, Pedro Ricardo Martins Bernardes Lucas, Ítalo Rodolfo Silva, Marcelle Miranda da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).