Estratégias para uma vivência positiva da aposentadoria na perspectiva de professores aposentados e de seus familiares
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.84172Palavras-chave:
Trabalho, Aposentadoria, Aposentado, Docentes, Assistência ao Paciente e Relações Profissional-FamíliaResumo
Objetivo: apreender as estratégias apontadas por professores aposentados e seus familiares para vivenciarem positivamente a aposentadoria. Método: estudo qualitativo, ancorado na Teoria Fundamentada nos Dados, vertente construtivista, e à luz das premissas do Interacionismo Simbólico. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2021 e junho de 2022, mediante entrevistas individuais com 18 docentes aposentados de uma universidade pública e oito familiares. Resultados: algumas estratégias foram consideradas importantes para experienciar positivamente a aposentadoria: apoio familiar, social na realocação dos aposentados, apreciar a própria companhia, se preparar para a aposentadoria e encontrar outras atividades para preencher o tempo livre. Considerações finais: ter o apoio e suporte dos familiares; se constituir individualmente; saber desfrutar da sua própria companhia; ter-se preparado para aposentadoria; desenvolver atividades que goste; ocupar-se com novas atividades, entre as quais consultorias, serviços voluntários e projetos sociais constituem estratégias para uma experiência positiva na aposentadoria.
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