Estratégias para uma vivência positiva da aposentadoria na perspectiva de professores aposentados e de seus familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.84172

Palavras-chave:

Trabalho, Aposentadoria, Aposentado, Docentes, Assistência ao Paciente e Relações Profissional-Família

Resumo

Objetivo: apreender as estratégias apontadas por professores aposentados e seus familiares para vivenciarem positivamente a aposentadoria. Método: estudo qualitativo, ancorado na Teoria Fundamentada nos Dados, vertente construtivista, e à luz das premissas do Interacionismo Simbólico. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2021 e junho de 2022, mediante entrevistas individuais com 18 docentes aposentados de uma universidade pública e oito familiares. Resultados: algumas estratégias foram consideradas importantes para experienciar positivamente a aposentadoria: apoio familiar, social na realocação dos aposentados, apreciar a própria companhia, se preparar para a aposentadoria e encontrar outras atividades para preencher o tempo livre. Considerações finais: ter o apoio e suporte dos familiares; se constituir individualmente; saber desfrutar da sua própria companhia; ter-se preparado para aposentadoria; desenvolver atividades que goste; ocupar-se com novas atividades, entre as quais consultorias, serviços voluntários e projetos sociais constituem estratégias para uma experiência positiva na aposentadoria.

Biografia do Autor

Verônica Francisqueti Marquete, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí, PR, Brasil.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Thiago Privado da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mayckel da Silva Barreto, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Helena Maria Almeida Macedo Loureiro, Universidade de Aveiro

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Doutora da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA). Aveiro, Portugal.

Elen Ferraz Teston, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado

07.11.2024

Como Citar

1.
Marquete VF, Marcon SS, Silva TP da, Barreto M da S, Haddad M do CFL, Loureiro HMAM, et al. Estratégias para uma vivência positiva da aposentadoria na perspectiva de professores aposentados e de seus familiares. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 7º de novembro de 2024 [citado 7º de dezembro de 2024];32(1):e84172. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/84172

Edição

Seção

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