Desdobramentos do primeiro vestibular unificado para a identidade profissional da Enfermagem brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73976

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Estudos de Gênero, Ensino de Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Universidades

Resumo

Objetivo: descrever o primeiro concurso de vestibular unificado em relação as carreiras biomédicas; analisar os desdobramentos do primeiro concurso de vestibular unificado para a identidade profissional da enfermagem. Método: estudo histórico-social, descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou como fontes 22 publicações sobre o vestibular de 1971 do Jornal dos Sports. Dados foram coletados de julho a setembro de 2021 e analisados pelo referencial de identidade profissional. Resultados: o vestibular unificado permitiu a entrada de 47 homens, pela primeira vez, e 33 mulheres. Majoritariamente não-classificados para medicina, a opção destes candidatos em matricular-se na opção secundária foi uma estratégia de vinculação a uma instituição federal o que atrasou o preenchimento das vagas ociosas e suscitou 11 chamadas reclassificatórias. Conclusão: o vestibular unificado dificultou o acesso ao curso de enfermagem por candidatos convictos da escolha profissional. Admitir candidatos cuja primeira escolha era medicina propiciou a evasão do curso.

Biografia do Autor

Vanessa Costa de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista em Saúde da Mulher e em Enfermagem Obstétrica. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em História da Enfermagem e de Saúde Mental (LaPHiSM) e do Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS).

Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista em Gerontologia e em Enfermagem do Trabalho. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé (CM UFRJ-Macaé). Pesquisadora e vice-líder do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem e de Saúde Mental (LaPHiSM), coordenadora do Centro Integrado de Memória e Documentação e Laboratório de Pesquisa e Estudos em História da Enfermagem do CM UFRJ-Macaé.

Priscilla Ingrid Gomes Miranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem da escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Membro do Laboratório de pesquisa da Enfermagem e de Saúde Mental (LaPHiSM), do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS) e do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Violência e Saúde Mental (GEEVSM).

Maria Angélica de Almeida Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista em enfermagem psiquiátrica e saúde mental e em Enfermagem em Home-Care. Doutora. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Centro de Documentação e Museu da EEAN. Líder do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem e de Saúde Mental (LaPHiSM).

Fernanda Batista de Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Hospitalar. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano (NEPCDH/UFMG), do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem e de Saúde Mental (LaPHiSM/UFRJ) e Coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG.

Camila Pureza Guimarães da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista em terapia Intensiva. Doutora em Enfermagem  Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do HFCF/MS.

Publicado

14.12.2023

Como Citar

Souza, V. C. de, Aperibense, P. G. G. de S., Miranda, P. I. G., Peres, M. A. de A., Santos, F. B. O., & Silva, C. P. G. da. (2023). Desdobramentos do primeiro vestibular unificado para a identidade profissional da Enfermagem brasileira. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73976. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73976

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa