Inserção do homem na enfermagem universitária piauiense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72713

Palavras-chave:

Enfermagem, História, História da Enfermagem, Homens

Resumo

Objetivo: analisar a inserção do homem, por meio do registro profissional, na enfermagem piauiense. Método: estudo de natureza sócio-histórica fundamentado por pressupostos de Aróstegui, conduzido a partir do número de inscrições no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí do período de 1975 a 2021. Os dados foram organizados por ordem cronológica e de acordo com o gênero do inscrito, com análise pautada nos conceitos de Edward Palmer Thompson. Resultados: apesar da primeira inscrição masculina ocorrer apenas em 1979, percebe-se que, desde então, ocorreu um aumento progressivo de homens na enfermagem. Tal progressão é justificada pela reforma universitária, que deu origem a Universidade Federal do Piauí; além da criação do Sistema COFEN/COREN. Considerações finais: a inserção do homem na enfermagem piauiense ocorreu de forma lenta e desigual, quando comparada ao sexo feminino. Fatores sócio-políticos, econômicos e sociais foram essenciais para justificar o crescimento.

Biografia do Autor

Joésia Ribeiro Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

Francisca Aline Amaral da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

Agostinho Antônio Cruz Araújo, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Ciências no Programa Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Doutorando em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Vanessa Costa de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio. Especialista em Saúde da Mulher pelo Instituto Fernandes Figuiera e em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Bezerra de Araújo. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Mildred Guarnizo-Tole, Universidad El Bosque

Doctora en Ciencias de la salud, Universidad de Zaragoza, España. Magíster en Salud sexual y reproductiva, Universidad de Córdoba Argentina; Magister en Materno perinatal Universidad Nacional de Colombia. Profesora asociada Universidad El Bosque, Facultad de Enfermería, Bogotá, Colombia

Adriana Marcela Monroy Garzon, Universidade Nacional de Colombia

Mestre em Enfermagem pela Universidade La Sábana. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente na Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional de Colombia.

Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EEAN/UFRJ. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Enfermagem do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé - Professor Aloísio Teixeira, Rio de Janeiro, Brasil.

Fernanda Batista Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Graduação, Especialista em Enfermagem Hospitalar, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; Membro Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa 'Gestão e educação em saúde'; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano (NEPCDH/UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Oliveira, J. R., Silva, F. A. A. da, Araújo, A. A. C., Souza, V. C. de, Guarnizo-Tole, M., Garzon, A. M. M., … Santos, F. B. O. (2023). Inserção do homem na enfermagem universitária piauiense. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e72713. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72713

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa