Atuação do enfermeiro hospitalar no gerenciamento da crise COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70954Palavras-chave:
Pandemias, COVID-19, Enfermagem, Gestão em SaúdeResumo
Objetivo: compreender as perspectivas de enfermeiros hospitalares sobre a sua atuação no gerenciamento de crise face à pandemia COVID-19. Método: estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado entre dezembro de 2021 a março de 2022 em hospital público. Participaram 22 enfermeiros, por meio de entrevista audiogravada guiada com seis perguntas abertas. Foi aplicado análise de conteúdo de Creswell auxiliado pelo software Iramuteq®. Resultados: das análises, emergiram quatro classes: Atuação dos enfermeiros refletida nos indicadores assistenciais e gerenciais; Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros para atuar durante a pandemia; Experiências anteriores dos enfermeiros como norte para a atuação na pandemia; Atuação dos enfermeiros em estratégias para o gerenciamento da crise COVID-19. Conclusão: a atuação do enfermeiro refletiu nos indicadores em detrimento às dificuldades no trabalho, principalmente, relacionados ao déficit de recursos humanos. Para gerenciar a crise, usaram de experiências anteriores tais como o H1N1 e estratégias indissociáveis à gestão/assistência para mitigar os impactos e atender a demanda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jéssica Correia de Oliveira, Fabieli Borges, Nelsi Salete Tonini, Maristela Salete Maraschin, Elizabeth Bernardino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).