Atuação do enfermeiro hospitalar no gerenciamento da crise COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70954

Palavras-chave:

Pandemias, COVID-19, Enfermagem, Gestão em Saúde

Resumo

Objetivo: compreender as perspectivas de enfermeiros hospitalares sobre a sua atuação no gerenciamento de crise face à pandemia COVID-19. Método: estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado entre dezembro de 2021 a março de 2022 em hospital público. Participaram 22 enfermeiros, por meio de entrevista audiogravada guiada com seis perguntas abertas. Foi aplicado análise de conteúdo de Creswell auxiliado pelo software Iramuteq®. Resultados: das análises, emergiram quatro classes: Atuação dos enfermeiros refletida nos indicadores assistenciais e gerenciais; Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros para atuar durante a pandemia; Experiências anteriores dos enfermeiros como norte para a atuação na pandemia; Atuação dos enfermeiros em estratégias para o gerenciamento da crise COVID-19. Conclusão: a atuação do enfermeiro refletiu nos indicadores em detrimento às dificuldades no trabalho, principalmente, relacionados ao déficit de recursos humanos. Para gerenciar a crise, usaram de experiências anteriores tais como o H1N1 e estratégias indissociáveis à gestão/assistência para mitigar os impactos e atender a demanda.

Biografia do Autor

Jéssica Correia de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2022.

Fabieli Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente colaborada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus Cascavel/PR. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Enfermagem pela UFPR, linha de Pesquisa de Gerenciamento de Serviços de Saúde e enfermagem - Espaços de atuação do enfermeiro: Atribuições, funções, poder e visibilidade. Atualmente, integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS) da UFPR e, em Administração de Serviços de Saúde e de Enfermagem/Unioeste. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgico (Modalidade Residência) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP e em Acupuntura pela Faculdade IBRATE, Cascavel/PR. Acupunturista voluntária no Pronto Atendimento Psicopedagógico e Saúde Integrada (PAPSI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada pela UNIOESTE, Campus Cascavel/PR em 2014 no de curso de Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura).

Nelsi Salete Tonini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1984), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: sofrimento psiquico, saúde mental, família, enfermeiro e ESF, organização de serviços e Planejamento estratégico em serviços de saúde. Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade.

Maristela Salete Maraschin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE (1984) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2000). Professora titular no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Curso de Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento à Enfermagem, saúde coletiva, vigilância e epidemiologia. Atuação com os seguintes temas: Enfermagem, Saúde da mulher, Saúde da criança, Enfermeiro, Unidade Básica de Saúde (UBS), Atenção Primária em Saúde (APS) e Gerenciamento dos Serviços de Saúde na Atenção Primária de Saúde. Membro do grupo de pesquisa Administração dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, na linha de pesquisa Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem e do grupo de pesquisa Sobre o Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Membro dos programas de Residências em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica e do Programa de Residência em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções, promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Elizabeth Bernardino, Universidade Federal do Paraná.

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), Diplôme Supérieur de Langue e Littérature françaises - Université de Nancy I (1977), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado pela Universidade Laval (Québec, Canadá). Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Ocupa atualmente o cargo de Gerente de Atenção à Saúde no Hospital de Clínicas da UFPR. Atua na graduação na área de Planejamento e Administração de Serviços de Saúde e Enfermagem e nos Programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado e no Programa de Mestrado Profissional. A principal linha de pesquisa é Gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem.Os temas de interesse são: Espaços de atuação do enfermeiro: atribuições, competências, poder e visibilidade e as contribuições da enfermeira para a continuidade do cuidado.

Publicado

08.08.2023

Como Citar

Oliveira, J. C. de, Borges, F., Tonini, N. S., Maraschin, M. S., & Bernardino, E. (2023). Atuação do enfermeiro hospitalar no gerenciamento da crise COVID-19. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e70954. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70954

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa