ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM AFASTAMENTO INDEVIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.24815Resumo
Concebendo a estrutura do espaço físico escolar e a avaliação de desempenho como políticas públicas educacionais distintas, neste artigo procuramos debater as relações existentes entre elas, considerando notórias interferências do espaço físico sobre a participação e o envolvimento dos estudantes na escola e sobre o desempenho escolar verificado por meio dos exames padronizados aplicados em larga escala no país. Procuramos apresentar, de forma descritiva e analítica, as necessidades de se levar em conta nas avaliações externas as influências exercidas pela estrutura física do espaço escolar no envolvimento dos estudantes com as atividades escolares e nas relações sociais desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho conclui que a avaliação empregada na educação básica precisa inserir instrumentos qualitativos e visitações in loco para poder compreender a realidade escolar, diagnosticar as dificuldades enfrentadas e propor alternativas de solução.Downloads
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