ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM AFASTAMENTO INDEVIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Erinaldo Ferreira Carmo
  • Soênia Maria Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.24815

Abstract

Concebendo a estrutura do espaço físico escolar e a avaliação de desempenho como políticas públicas educacionais distintas, neste artigo procuramos debater as relações existentes entre elas, considerando notórias interferências do espaço físico sobre a participação e o envolvimento dos estudantes na escola e sobre o desempenho escolar verificado por meio dos exames padronizados aplicados em larga escala no país. Procuramos apresentar, de forma descritiva e analítica, as necessidades de se levar em conta nas avaliações externas as influências exercidas pela estrutura física do espaço escolar no envolvimento dos estudantes com as atividades escolares e nas relações sociais desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho conclui que a avaliação empregada na educação básica precisa inserir instrumentos qualitativos e visitações in loco para poder compreender a realidade escolar, diagnosticar as dificuldades enfrentadas e propor alternativas de solução.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-07-26

How to Cite

CARMO, Erinaldo Ferreira; PACHECO, Soênia Maria. ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM AFASTAMENTO INDEVIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 13–24, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.24815. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/24815. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)