CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ABORDAGEM CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30101Palavras-chave:
Abordagem metodológica, Formação de professores, ImpactosResumo
O objetivo do estudo foi proporcionar reflexões sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como sobre a importância da abordagem CTS para o ensino de ciências. Trata-se de relato de experiência, ocorrida em fevereiro de 2016, durante as aulas da disciplina CTS no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa-MT. O estudo envolveu 49 pós-graduandos da Região Araguaia-Xingu. Inicialmente foi realizada a dinâmica árvore dos sonhos no intuito de apontar fragilidades e perspectivas sobre o ensino de ciências. Após, foi realizada uma tempestade de ideias sobre os termos CTS, que oportunizou conhecer suas concepções prévias. Foi proposta a leitura de artigos científicos sobre o assunto, os quais deveriam ser sintetizados em mapas conceituais. A socialização se deu por meio da galeria de ideias. Estratégias como Grupo de Verbalização e Grupo de Observação e a análise de documentários em vídeos foram utilizados para aprofundar os estudos. Logo, compreender as relações CTS e desenvolver essa abordagem ao ensinar ciências poderá contribuir para o desenvolvimento da sociedade com cidadãos críticos, autônomos e conscientes.Downloads
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