Trajetória dos cursos de graduação do Instituto de Nutrição Josué de Castro: 75 anos de história
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2021.61215Palavras-chave:
Educação. Nutrição. Gastronomia.Resumo
No ano de 2021, celebra-se o aniversário de 75 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criado em 1946 como instituição de ensino e pesquisa da, à época, Universidade do Brasil. O objetivo deste relato, na modalidade “Perspectivas”, foi narrar a trajetória dos cursos do INJC no ensino de graduação, por meio de entrevistas e depoimentos de docentes, análise de documentos, relatórios, atas, anotações do acervo institucional e consultas aos sistemas de informação e armazenamento de dados da UFRJ, livros e resoluções/leis/decretos pertinentes ao tema. O Instituto abriga dois cursos de graduação, sendo o pioneiro o curso de Nutrição, implantado em 1948 para formação de dietistas/nutricionistas, o quarto em nível nacional; e o curso de Gastronomia, implantado em 2011, o primeiro na Região Sudeste do país em instituição pública, na modalidade de graduação, e com proposta pedagógica inovadora. O corpo docente de ambos os cursos apresenta alta qualificação e diversidade de formação, e está envolvido em atividades de ensino, pesquisa e extensão da unidade, ou em parceria com outras instituições, sejam de ensino, organizações sociais, entidades de classe, garantindo a qualidade de formação dos estudantes. Nas comemorações de seu jubileu de brilhante, o INJC reitera seu compromisso social na formação de profissionais tecnicamente competentes e comprometidos com as transformações sociais e na defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável.
Downloads
Referências
Brasil. Decreto-Lei Nº 8.684, de 16 de Janeiro de 1946. Autoriza a Universidade do Brasil a incorporar o Instituto de Tecnologia Alimentar. Diário Oficial da União. 1946 Jan 17:765.
Brasil. Decreto Presidencial nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Brasil. Diário Oficial. 2007 Abr 24.
Associação Brasileira de Nutrição. ABN. Histórico do nutricionista no Brasil, 1939-1989: coletânea de depoimentos e documentos. Editora Atheneu; 1991. 442 p.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ: 2008-2012. Rio de Janeiro: [s/n], 2007.
Disponível em: http://www.ufrj.br/docs/20070708_universidade_necessariaprograma_de_reestruturacao_e_expansao_da_ufrj.pdf. Acesso em: 30 mai.2021
Conselho de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ata da ducentésima sexagésima sessão do conselho universitário, ordinária, realizada sob a presidência do magnífico reitor, Prof. Aloisio Teixeira, dia 27 de maio de 2010, Ilha da cidade universitária, Rio de Janeiro. 2010 Mai 27.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Projeto Pedagógico do Curso de graduação em gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro. Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 2010.
Cruz DFB. Características da Evasão na Educação Superior em Saúde: Uma Análise a Partir do Curso de Graduação em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro [dissertação de mestrado]. Rio de Janeiro: Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2020. 102p.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Projeto Político Pedagógico do Curso de graduação em nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro. Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 2017.
Brasil. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. 1996 Dez 23.
Universidade Federal do Rio De Janeiro. UFRJ. Resolução CEG 02/2016 Revoga a Resolução CEG 03/97 que dispõe sobre a orientação acadêmica a alunos de graduação. Publicação no BUFRJ. 2016 Mar 17 (nº 11).
Conselho de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resolução Nº 05 /2012 - Institui o Núcleo Docente Estruturante - NDE - no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil. Publicação no BUFRJ. 2012 Out 25 (nº43).
Conselho Federal de Nutricionistas. CFN. Resolução CFN nº 600, Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. 2018 Fev 25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.