Desenvolvimento de vídeos curtos como estratégia de educação alimentar e nutricional para promoção da culinária doméstica
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2024.76842Resumo
Introdução: Documentos orientadores de alimentação adequada e saudável destacam a importância da culinária doméstica para sua promoção. Vídeos educativos vêm sendo utilizados como estratégias de educação alimentar e nutricional e são promissores para a abordagem da culinária doméstica. Objetivo: Apresentar o percurso metodológico de construção da websérie “Cidinha dá Jeito” e analisar a convergência dos conteúdos dos episódios com os guias alimentares brasileiros e com o Modelo Conceitual de Autonomia Culinária (MCAC). Métodos: Na primeira fase, elaboração da websérie, foram conduzidas seis etapas: escolha das bases conceituais; definição do público de interesse; elaboração preliminar de temas e conteúdos dos vídeos; oficinas de escuta; sistematização das contribuições, versão final dos temas e conteúdos e elaboração dos roteiros; e definição da plataforma virtual para divulgação e produção dos vídeos. Na segunda fase, analisou-se a convergência dos conteúdos dos episódios com os guias alimentares e o MCAC. Resultados: Após quatro oficinas de escuta com o público de interesse e especialistas, foi desenvolvida uma websérie composta por 21 episódios com recursos para acessibilidade comunicacional, cada um com duração de até sete minutos, tendo como audiência prioritária famílias de baixa renda e usuárias do Sistema Único de Saúde. Em abril de 2024, a websérie registrou 20.773 visualizações no canal do YouTube®. Os conteúdos dos guias alimentares brasileiros e do MCAC permeiam todos os episódios. Conclusão: A websérie, com potencial de amplo alcance e avanços na acessibilidade, busca reconhecer a complexidade da culinária e favorecer a implementação das recomendações sobre alimentação adequada e saudável.
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