Condições de ambiência em restaurantes comerciais
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43461Palavras-chave:
Serviços de alimentação. Iluminação. Temperatura Ambiente. Umidade. Ruídos.Resumo
Introdução: Ambiência é a organização que um espaço físico recebe, envolvendo questões técnicas e estruturais do ambiente. Além do espaço físico, é também levado em consideração que, nesse espaço, haverá relações sociais e interpessoais e que, portanto, o local deve ser acolhedor e confortável em todos os sentidos. Objetivo: Avaliar as condições de ambiência em restaurantes comerciais de Fortaleza-CE. Métodos: O estudo foi do tipo observacional, transversal, descritivo e analítico, desenvolvido no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, quando foi avaliada a ambiência de 20 restaurantes comerciais da cidade de Fortaleza-CE. Nesses restaurantes, foram avaliados os setores de recebimento, pré-preparo e preparo, cocção, higienização, distribuição, inspeção de matérias-primas, salão de refeição e setores administrativos. A avaliação das unidades de alimentação e nutrição (UAN) foi realizada por um instrumento estruturado que possuía um cabeçalho com a identificação da empresa, e no qual foram registrados dados de temperatura, ruído, iluminação, umidade e cor do piso, parede e teto. Os dados foram tabulados no software Excel® 2013 e apresentados em frequência absoluta e relativa, e em média e desvio padrão. Resultados: Os resultados mostraram inadequações em umidade, temperatura, iluminação e cores em vários setores dos restaurantes avaliados, confirmando a hipótese do trabalho. Conclusões: Conclui-se que há inadequações de ambiência primária em restaurantes comerciais de Fortaleza-CE, podendo-se levar em consideração que a maioria das UANs foi construída sem o planejamento adequado à saúde dos colaboradores.
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