A EXPERIÊNCIA DE UMA HORTA ESCOLAR AGROECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA INTERATIVA E CRIATIVA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.23788Palavras-chave:
Jardinagem. Promoção da Saúde. Segurança Alimentar e Nutricional. Criança. Comportamento Alimentar.Resumo
A escola é um importante espaço para estabelecer relações entre saúde e educação e também uma ferramenta adequada para a Promoção da Saúde. Hortas escolares têm emergido como uma tática inovadora com grande potencial para o desenvolvimento de questões de saúde e nutrição. O objetivo deste estudo foi analisar a horta escolar como uma estratégia para a Promoção da Saúde, a partir da perspectiva dos próprios estudantes. Foram sujeitos do estudo 49 alunos de 10 e 11 anos de idade, convidados a elaborar um desenho e narrar individualmente suas experiências sobre sua participação na HE, método conhecido como draw-and-tell. A análise dos relatos permitiu a identificação de categorias relacionadas à Promoção da Saúde, como os princípios da equidade, participação social, empoderamento e sustentabilidade e o campo de ação de desenvolvimento de habilidades pessoais; bem como à Educação Alimentar e Nutricional e à Segurança Alimentar e Nutricional. A HE apresenta-se como uma potente estratégia pedagógica para a Promoção da Saúde. A atividade também pode integrar ações de educação alimentar e nutricional com ações de educação ambiental, através de atividades criativas e interativas que estimulam o envolvimento dos alunos.
DOI: 10.12957/demetra.2017.23788
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.