PADRONIZAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS NÃO INDUSTRIALIZADAS PARA USO DOMICILIAR: A EXPERIÊNCIA DE CAMPINAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2014.10544Palavras-chave:
Terapia Nutricional. Nutrição Enteral. Alimentos Formulados. Atendimento DomiciliarResumo
A terapia nutricional enteral domiciliar é uma realidade recente e cresce diante do aumento da expectativa de vida. Contempla pacientes do Sistema Único de Saúde, mas o fornecimento de suplementos nutricionais e dietas enterais não é garantido por esse sistema. O atendimento domiciliar tem a finalidade de prestar assistência humanizada e proporcionar melhor qualidade de vida aos indivíduos enfermos, promovendo educação em saúde junto aos familiares e cuidadores. Grupo formado por nutricionistas de hospitais públicos e privados com leitos do Sistema Único de Saúde e de Serviços de Atendimento Domiciliar do município de Campinas-SP se reuniu para a discussão da nutrição enteral prescrita pelos hospitais com a proposta de padronizar dietas enterais não industrializadas para alta hospitalar, visando à seleção de fórmulas que atendam às necessidades nutricionais, com menor custo em relação à industrializada, facilidade de preparo e favorecimento da orientação de alta e acompanhamento nutricional no domicílio. Foram padronizadas sete dietas, preparadas simulando a situação do domicílio e encaminhadas para análise bromatológica para determinação da composição centesimal. Os cálculos a partir de tabelas de composição de alimentos foram comparados aos resultados da análise bromatológica. A partir dos resultados obtidos, ajustes nas dietas serão realizados e este protocolo será divulgado nos hospitais do município e da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.