teoria fundamentada. um método de pesquisa para avançar na compreensão dos processos de filosofia para crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30423Palavras-chave:
método de pesquisa, teoria fundamentada, filosofia para crianças, pensamento crítico dialógico, progresso epistemológicoResumo
A abordagem de Filosofia para Crianças (fpc) foi desenvolvida por Matthew Lipman nadécada de 1970 para estimular o pensamento crítico e complexo dos alunos. Hoje, a fpc deLipman e outros programas baseados nela são divulgados em todo o mundo em escolasprimárias e secundárias. Contudo, a praxis filosófica tem impacto no pensamento dos alunos?Para responder a esta questão, o pensamento dos alunos deve ser avaliado para medir o que éadquirido, o que está em processo de incorporação e o que precisa ser estimulado. Existemmuitos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa; escolhemos o método da teoriafundamentada (Grounded Theory, GT), pois nosso objetivo era elaborar uma ferramenta de avaliação rigorosa e significativa que contribuísse para a avaliação e compreensão dosprocessos cognitivos das crianças que se beneficiam da práxis filosófica. O método GT tem avantagem de mostrar um retrato "objetivizado" dos alunos quando eles se envolvem emdiálogo dentro de uma comunidade filosófica de investigação, em vez de tentar verificar ouvalidar uma determinada teoria. Inclui seis etapas de análise, a saber, coleta de dados,codificação, agrupamento de códigos em categorias, definição e variação de categorias,integração final de teoria e auto-avaliação do pesquisador. Na primeira parte do artigo,descrevemos as regras e etapas na análise do método GT, conforme proposto por Charmaz,Glaser & Strauss e Laperrière. Exemplos de nossa própria experiência de pesquisa sãoutilizados para ilustrar cada um dos elementos metodológicos, que levaram à elaboração domodelo do processo de desenvolvimento do "pensamento crítico dialógico" (DCT).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-19
Como Citar
DANIEL, Marie-france. teoria fundamentada. um método de pesquisa para avançar na compreensão dos processos de filosofia para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p. 307–328, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2018.30423. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30423. Acesso em: 4 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos