a questão da desejabilidade: como a educação é um risco?

Autores

  • magda costa carvalho Universidade dos Açores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29828

Palavras-chave:

educação, desejável, normativo, risco

Resumo

Gert Biesta defende que a educação consiste em apresentar às crianças um caminho que vai daquilo que elas querem até àquilo que é bom que elas queiram, oferecendo-lhes as condições para que passem do primeiro ao segundo. Esta passagem de um reino de desejos individuais para o reino do desejável constitui, para o autor, uma "existência des-centralizada". Uma vez que existe uma dimensão normativa inegável nesta perspectiva, pareceu-nos relevante procurar os valores e princípios que a orientam. Na sua conferência no ICPIC, G. Biesta refere-se ao conceito levianasiano de responsabilidade, identificando os desejos individuais (das crianças) com o modo de existência egológico. No seu livro de 2014, The beautiful risk of education, o autor menciona o conceito de sabedoria educacional (dos adultos), a partir de uma perspectiva aristotélica. Em ambas as leituras, Biesta concede privilégios normativos aos adultos, afirmando que, num ambiente educativo, estes têm a responsabilidade de ser educadores e não “aprendentes” (learners). A partir deste contexto, questionamos a afirmação da educação como um risco. Uma vez que, segundo o autor, os professores e educadores têm ao seu dispor padrões normativos de avaliação pelos quais devem orientar as suas práticas, bem como os comportamentos dos alunos (seja a responsabilidade diante do Outro, seja a capacidade de produzir bons juízos), como se poderá ainda falar da educação como risco? Terminamos o nosso comentário procurando significados mais profundos para o conceito de risco em educação.

Biografia do Autor

magda costa carvalho, Universidade dos Açores

Magda Costa Carvalho is the Director of NICA-UAc: the Interdisciplinary Center for Childhood and Adolescence of the University of the Azores, Portugal. At this same university, she is responsible for a Master’s Program on Philosophy for Children (b-learning). She is also a research member of IFILNOVA, New University of Lisbon.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

carvalho, magda costa. (2017). a questão da desejabilidade: como a educação é um risco?. Childhood & Philosophy, 13(28), 537–546. https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29828

Edição

Seção

dossiê