análise dos conceitos de inacabamento freiriano e crescimento deweyano para a infância em processo formativo
Palavras-chave:
Infância. Inacabamento. Crescimento. Paulo Freire. John Dewey.Resumo
Este trabalho parte de algumas considerações das perspectivas antropológicas de Paulo Freire e John Dewey, tomando o primeiro autor como um leitor do segundo, pelo menos por via indireta através de Anísio Teixeira, focalizando basicamente duas noções fundamentais: o inacabamento freiriano e o crescimento deweyano. Discutindo detalhes e consequências teóricas desses conceitos para a educação, utilizamos as críticas dos autores em relação à educação bancária e/ou tradicional para apresentar os argumentos que foram elaborados em favor de uma nova educação. Foi nesse contexto de discussão que as implicações pedagógicas para a infância foram consideradas. This paper presents some considerations from the anthropological perspectives of Paulo Freire and John Dewey, taking the first author as a reader of the second one, at least by indirect means of Anísio Teixeira, and it focuses basically two fundamental notions: Freire’s incompleteness and Dewey’s growth. Discussing details and consequences of these theoretical concepts for education, we considered the criticisms of the authors in relation to banking education and / or traditional education in order to present the arguments that were drawn up in favor of a new education. It was in this context of discussion that the pedagogical implications for children were considered.Downloads
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Publicado
2014-02-10
Como Citar
HENNING, Leoni maria padilha; DE CARVALHO, Andressa coelho righi. análise dos conceitos de inacabamento freiriano e crescimento deweyano para a infância em processo formativo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 297–318, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20659. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos