análise dos conceitos de inacabamento freiriano e crescimento deweyano para a infância em processo formativo

Autores

  • leoni maria padilha henning Universidade Estadual de Londrina
  • andressa coelho righi de carvalho Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Infância. Inacabamento. Crescimento. Paulo Freire. John Dewey.

Resumo

Este trabalho parte de algumas considerações das perspectivas antropológicas de Paulo Freire e John Dewey, tomando o primeiro autor como um leitor do segundo, pelo menos por via indireta através de Anísio Teixeira, focalizando basicamente duas noções fundamentais: o inacabamento freiriano e o crescimento deweyano. Discutindo detalhes e consequências teóricas desses conceitos para a educação, utilizamos as críticas dos autores em relação à educação bancária e/ou tradicional para apresentar os argumentos que foram elaborados em favor de uma nova educação. Foi nesse contexto de discussão que as implicações pedagógicas para a infância foram consideradas. This paper presents some considerations from the anthropological perspectives of Paulo Freire and John Dewey, taking the first author as a reader of the second one, at least by indirect means of Anísio Teixeira, and it focuses basically two fundamental notions: Freire’s incompleteness and Dewey’s growth. Discussing details and consequences of these theoretical concepts for education, we considered the criticisms of the authors in relation to banking education and / or traditional education in order to present the arguments that were drawn up in favor of a new education. It was in this context of discussion that the pedagogical implications for children were considered.

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Biografia do Autor

leoni maria padilha henning, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná em 1974, obtendo, posteriormente, os seguintes títulos de pós-graduação: 1. Master of Education pela Universidade Estadual do Mississippi (MSU) em 1976; 2. Master of Science pela Universidade Estadual de Iowa (ISU); 3. Doutorado em Educação pela UNESP em 2003. Trabalha com as disciplinas filosóficas na graduação e na pós-graduação do Departamento de Educação da UEL, estando, especificamente, vinculada à Área de Filosofia e Educação.

andressa coelho righi de carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina – UEL desenvolve projeto como aluna bolsista/CNPq em Iniciação Científica. Membro ativa no Grupo de Pesquisa “Positivismo e Pragmatismo e suas relações com a Educação”.

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Publicado

2014-02-10

Como Citar

HENNING, Leoni maria padilha; DE CARVALHO, Andressa coelho righi. análise dos conceitos de inacabamento freiriano e crescimento deweyano para a infância em processo formativo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 297–318, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20659. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos