homenagens a matthew lipman

Autores

  • david knowles kennedy
  • walter omar kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Resumo

Abrimos este número da childhood & philosophy com um conjunto de testemunhas, homenagens e breves lembranças oferecidas a partir de distintos lugares do mundo em resposta à morte do fundador de filosofia para crianças, Matthew Lipman, em 26 de dezembro de 2010, aos 87 anos. Caracterizar Lipman como um “fundador” é completamente exato, mas mal evoca o papel que ele teve ao conceber, dar a luz, e alimentar este currículo com uma pedagogia que se transformou num movimento, e que fez raízes em mais de 40 países, da Islândia à Nigéria, à Taiwan e ao Chile e em todos os lados entre esses limites. O movimento é mais largo do que o programa, o qual, aliás, experimentou diversas transformações em múltiplos contextos em seu quase meio século da vida. De fato, como muitos dos testemunhos abaixo mostram ou implicam, o movimento é emancipatório e, assim, implicitamente político, infundido por toda a sofrida esperança de nossas espécies, inspirada em nós pelo fato da natalidade, e por nossa própria fé intuitiva no poder transformador da razão – ou, como Lipman o diria, a “razoabilidade”. Para aqueles interessados pelas suas possibilidades educacionais, apresenta um influxo repentino de luz solar e ar fresco numa instituição estancada durante muito tempo pelo seu próprio habitus rígido, e promete a reconstrução da escolarização na imagem da prática democrática autêntica que reconhece e honra as capacidades singulares das crianças. Como afirma em A filosofia na Sala de aula – o primeiro e atualmente clássico texto de Lipman sobre a filosofia educacional -, o movimento promete uma reorientação do fim da educação, da informação (ou da “aprendizagem") para o significado ou sentido, e inaugura o diálogo com a infância e as crianças que se segue dessa reorientação. Lipman não foi apenas fundador deste movimento, mas criador, inventor, impulsor, organizador, soldado fiel, embaixador, apologista, polemicista, propagandista, e, finalmente, otimista sem fim. Na tentativa de honrar a vida de Matthew Lipman e o presente que sua vida e obra representa para tantos, oferecemos, então, este punhado de homenagens, começando com o de Walter Kohan, em inglês e castelhano. Estão escritos em línguas diferentes, em uma espécie de testemunho Babel da babélica dimensão de filosofia para crianças. Além disso, estamos lançando uma chamada para artigos para nossa próxima edição, que explorem a contribuição teórico e prática de Lipman - no reino da filosofia, da educação, ou na interseção das duas que o trabalho de Lipman explorou-- com mais profundidade. Estamos abertos, naturalmente, a trabalhos que estudem sua produção a partir de perspectivas múltiplas, incluindo as críticas, e que explorem tanto seu impacto na filosofia da educação, como também na filosofia da infância.

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Publicado

2011-01-31

Como Citar

kennedy, david knowles, & kohan, walter omar. (2011). homenagens a matthew lipman. Childhood & Philosophy, 6(12), pp.167–210. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20543

Edição

Seção

editorial